Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

Democracia: plena, viva e bela

O que fazia a democracia grega senão reunir a comunidade para discutir a situação da polis, da cidade? Assim, um Poder Legislativo atuante por muitas vezes causa incômodos ao Poder Executivo, pois fazendo valer a voz plural da população suscita cobranças, fiscaliza, coloca efetivamente em prática suas prerrogativas.

A cultura da maioria dos gestores municipais tem que mudar! E não mais enxergar como vilão, ou oposição, os que operam pelos anseios da coletividade.

Em tempos de tamanha evidência ao educador Paulo Freire é importante colocar luz em uma das suas célebres citações que reverbera: "A democracia pretende fazer justiça".

Os problemas que afetam o cidadão habitam na precariedade das ruas, passam pela fragilidade do serviço público de saúde, permeiam os caminhos anoréxicos da cultura, educação, emprego, lazer, segurança, entre tantas necessidades que pelo catastrófico efeito de repetição dominam o cotidiano.

O papel do vereador é fundamental para cobrança dos diversos rincões da cidade. Por sua proximidade está presente na detecção dos problemas, é conhecedor dos recursos existentes (e da falta deles) e, assim, tanto deve cobrar, como contribuir em busca de melhorias.

A constante vigilância é o que garante ao povo que seus direitos sejam assegurados, que seus anseios sejam pleiteados e que suas comunidades não padeçam do sepulcral esquecimento.

É preciso haver harmonia entre os Poderes, mas com total independência de cada Casa para que os direitos dos munícipes estejam protegidos e sempre evocados.
Cabe ao Poder Legislativo assegurar a defesa do bem comum, fiscalizar a aplicação do dinheiro público e ser o porta-voz das mais diversas necessidades.

A Câmara Municipal é a real Casa do Povo, ali cada cidadão deve sentir-se em seu habitat com pleno conforto para manifestar seus pensamentos. A Câmara sempre deve ser o principal refúgio do cidadão, templo onde sua voz é ecoada e encontra outras vozes e ouvidos; suas ideias e ideais ganham corpo, força e vez. Só assim a democracia é plena, viva e bela.


Edson da Silva Giripoca (PSD), vereador e presidente da Câmara Municipal de Diamantino (MT)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet