Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

O mal do século... A normalidade!

Já parou para pensar que muitas vezes, acabamos sendo influenciados pelos outros, como amigos, família, líderes religiosos, doutores, professores e outras autoridades? Quando se trata de uma opinião que nos leva a caminhos melhores, a caminhos mais elevados, ótimo! Maravilha! Quando essa influência é para o nosso bem e o bem comum é muito válido. Agora, quando passa de influência para “manipulação”, devemos tomar cuidado, pois na maioria das vezes, nem se damos conta dessa manipulação. Em certos momentos da história, fomos manipulados pela própria sociedade, nos vendendo uma ideia, de que, temos que seguir alguns "padrões" dito que certos, para sermos felizes e ter o falso padrão de sucesso profissional e pessoal. Ficamos alienados a esses padrões mentais que nos inserem como se fossem verdadeiros "chpis" para obedecermos aos determinados comandos.

Esses padrões não são de hoje, eles comandaram a sociedade a muito tempo! Em épocas atrás era comum perseguir mulheres por exemplo, aliás isso até bíblico (a maneira de interpretar que ficou distorcida), pois a quando "Adão comeu a maçã proibida" e Deus expulsou os dois do “paraíso”, alguém teve que achar um culpado por isso, assim, a sociedade, o homem, com seu intelecto distorcido, culpada a mulher, de repente para mostrar autoridade, se sentindo superior e mais "forte". E o que a sociedade achava sobre isso? NORMAL.... Olha aí a normalidade aparecendo para a sociedade e para a sociedade isso se tornou normal (normalidade).

E isso se repetiu por longos tempos e até hoje se encontra muitos casos, conhecemos aquilo que se divulga apenas de perseguição, abusos e violência contra as mulheres, chamado atualmente de feminicídio. Ainda bem que, com a Lei "Maria da Penha" que, diminuiu esses acontecimentos. Assim, precisando do despertar de consciência de um ser humano “iluminado” para não aceitar tudo que uma parcela da sociedade pregava, que achava normal.

Um outro padrão criado na sua época, foi a perseguição contra negros, foram humilhados, presos, espancados e colocados como forma de mão de obra escrava por muito tempo e em diferentes partes do mundo. Aqui no Brasil, trabalharam para os senhores do café e dos engenhos de cana-de-açúcar e atualmente, nos trabalhos de carvoaria (extração de carvão) e garimpos de extração de ouro e diamante. Atualmente, a exclusão é muito comum, mas com outras formas de humilhação e preconceito. E o que a sociedade da época pensava? Normal fazer o que se fazia e ver o que se via.... Olha a normalidade aparecendo novamente!

Ainda bem que, para cada época, surgiram pessoas diferenciadas, rebeldes com causa, que não aceitavam cem por cento o que a sociedade pregava como normal, como normalidade! Exemplos muito conhecidos por nós como, Nelson Mandela lutando contra o fim do Apartheid (separação racial) na África do Sul; Marthin Luther King Jr. Lutou contra a exclusão racial dos negros do EUA; Mahatma Gandhi, lutou pela não divisão e não violência, pregando a paz entre os povos.

Como observado, para cada época, existiu o normal (Normalidade), com boa parte da sociedade (“robôs humanos”) aprovando a situação. Mas, oposto a isso, sempre apareceu uma pessoa idealista, um guerreiro “sem arma de fogo”, mas com muita determinação, utilizando a persuasão para o bem e como estratégia de “batalha” utilizava a comunicação não violenta e principalmente, o seu exemplo de causa!

E a Normalidade de hoje? Dos tempos atuais? Agora, a grande "sacada" está em nos doutrinar e nos iludir pela corrida do consumismo sem fim, utilizando o Slogan “Quanto mais você compra mais felicidade você terá”. E já deixam subentendido que, quem não compra muito não atingirá a felicidade plena, são verdadeiros especialistas em nos vender ilusões! TVs cada vez maiores e mais brilhantes, celulares com tecnologia programada para ter que trocar a cada 6 meses, lançamento de modelos de carros de forma anual e pode virar até semestral, dependendo se demanda for boa! “Garanta a troca do seu velho (1 ano de uso), porquê, o do ano passado está defasado e nova versão está melhorada, com economia de combustível de 10 km/L para 10.1 km/L. (mudanças pequenas de um ano para o outro). Vendem a ideia, que você tem que fazer uma faculdade para ser bem-sucedido, que tem que morar numa mansão de 600m² para ser feliz. E por aí vai.... É TER, TER, TER, TER e o SER ficou “chorando” para trás! Chegamos na era em que o TER é mais valioso que o SER. Vivemos num mundo cheios por fora mas vazios por dentro! Essa tal de normalidade.... E para você está tudo normal? Ou não?

E agora, quem será o nosso "lutador" pelas causas humanitárias? Pois, nunca se viu uma sociedade tão doente, com tantos casos de ansiedade (fobia do pânico, Agorafobia), estresse, depressão e suicídio no planeta como se vê nessa era! E isso se tornou normal também, consultórios e clínicas lotadas de pacientes.  Mas, essa normalidade (mal que o próprio ser humano criou), a pessoa que virá, se chama "Você", sim será você! Eu e você, para vencermos a nós mesmos, nossas fraquezas, limitações, maus hábitos. Realizarmos uma mudança de estilo de vida, mais centrada em você, nas suas qualidades, virtudes, pontos fortes. Realizar uma quebra de padrão, sair do “piloto automático”, do mecanicismo, dos hábitos ruins como, excesso de celular, excesso de compras (compulsividade por compras, necessidade x luxo), alimentação ruim (gordurosa e sal), que estão te adoecendo cada vez mais.

Faça a sua mudança interior, acione a “chave” que te levará para outro nível, durma bem (sono de qualidade), beba muita água, faça exercícios regulares, fique mais em contato com a natureza, escute boas músicas e fique mais tempo com as pessoas que te elevam e te colocam “para cima”, leia mais, aprenda novas atividades que te desafiem como um novo instrumento musical ou um novo idioma, comece um hobbye. Faça atividades que te deem prazer!

Por fim, não aceite tudo que “pregam” e vendem como correto para você, aguce a sua percepção, lembre-se que, a sociedade taxa padrões para você ter uma vida de falsos-sonhos, isso é padrão! É Rótulo! Viva a sua vida conforme os seus princípios e valores, viva pelo que te motiva, por aquilo que teu coração vibre! Por aquilo que você ama e acredita de verdade! O que vale são as suas crenças verdadeiras e não as crenças que tentam implantar em você, lembra do "chip" que tentam nos introduzir? Viva a sua liberdade genuína autêntica, plena e feliz! Olhe para si, encare-se e desafie a si próprio! Assim, viverá pela sua essência e não pela sociedade ou o que os outros querem e ditam para você!

Isso fez sentido para você?

Boa sorte na jornada!
 

Dárcio Borges Psicoterapeuta “Minha missão é ajudar mulheres a resolverem seus bloqueios emocionais com uma hora de Terapia por semana” Agende sua consulta!
Contatos: drdarcioborges@gmail.com  https://www.drdarcioborges.com/  Instagram: @drdarciocborges Facebook: https://www.facebook.com/drdarcioborges/ Celular: (65) 99357-8334

 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet