Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Teste para diferenciar depressão de tristeza: responda estas seis perguntas simples e obtenha o resultado

Atualmente a depressão afeta 20% da população mundial e, estima-se que no Brasil, afete a mais de 40 milhões de pessoas. A depressão é caracterizada pela diminuição da energia vital da pessoa, a motivação e o prazer são sugados, sentimentos de tristeza persistente e profunda, associadas a falta de energia, para fazer as atividades simples do dia a dia, são características desse mal do século.

A depressão está associada a diferentes eventos, como a genética, que, sozinha não é tudo, pode variar de 30-70% dos riscos. Se os pais do paciente apresentaram, poderá aumentar a probabilidade em 2x, se além dos pais, os avós, também tiveram, existirá uma grande chance de potencializar em 3x as chances. As alterações cerebrais também estão relacionadas a essa disfunção mental, como, a diminuição da conexão entre os neurônios e a alteração de neurotransmissores como, a diminuição da serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem estar, energia, motivação, a sensibilidade a dor física/aos ataques e rejeições, a concentração e a agilidade mental.

Os eventos estressores também são outros fatores a serem levados em consideração, por exemplo, como a pessoa depressiva foi tratada na infância, se, foi mal cuidada, negligenciada e abusada psico-sexualmente nesta fase de idade tenra. Pessoas que vivem em capitais, que passam por estresses devido aos engarrafamentos, trânsito e insônia, também são itens a serem considerados. E por final, as deficiências de vitaminas e hormônios, os alimentos inflamatórios (fast food, gorduras de má qualidade, açúcares e carboidratos simples), o sedentarismo e o uso de álcool e drogas, são agentes desencadeadores da depressão.

Um aspecto importante é diferenciar tristeza de depressão. A tristeza é algo inerente das emoções dos seres humanos, ela nos ajuda a refletir sobre os diferentes desafios da vida e, geralmente não ultrapassa duas semanas. No estado depressivo, a pessoa tem um aprofundamento no seu humor, perda da capacidade de sentir prazer pelas coisas simples da vida, ou seja, como tivesse perdido o colorido da vida de forma persistente.

E como diferenciar tristeza de depressão? Adiante, teremos seis perguntas para te ajudar a diferenciar esse sentimento comum do ser humano desta psicopatologia. Para as perguntas 1 e 2, se as respostas forem SIM, possivelmente se tratará de tristeza, agora, se a resposta foi NÂO, existe uma alta probabilidade de ser depressão. Vamos lá? Seguem as perguntas: 1) Você consegue ter prazer pelas coisas da vida? 2) Você tem capacidade física e mental para executar suas tarefas diárias?

Para as perguntas 3, 4, 5 e 6, deve-se considerar o oposto em relação as perguntas 1 e 2, dessa forma, SIM para a depressão e NÂO para tristeza, seguem: 3) Atualmente, tem problemas de sono tanto para mais ou para menos? 4) Tem problemas de alteração de humor? 5) Apresenta problemas de apetite/alimentação? 6) Apresenta pensamentos suicidas, morte ou crítica excessiva?

Com estas respostas em mãos, te ajudará a ter uma boa noção, das diferenças entre depressão e tristeza. Lembrando que, este teste, não substitui o diagnóstico terapêutico realizado em consultório apropriado. Procure um profissional habilitado!

Concluindo, é natural sentirmos tristeza, devido aos aspectos negativos e desafiadores da vida. A depressão reduz a capacidade motora da pessoa, em realizar atividades corriqueiras, e, afeta sua capacidade psíquica em pensar positivo, em encontrar meios, alternativas e saídas para lutar perante esse desafio.

Importante esclarecer que, a depressão tem cura, 80% a 90% dos casos tem possibilidade de reversão do quadro clínico, por meio da 1) Estimulação magnética transcraniana; 2) Alimentação anti depressiva; 3) Atividades físicas psicossensoriais; 4) Terapia cognitivo comportamental (TCC); 5) Atividades psicomotoras; 6) Desafios de pensamentos negativos/suicidas; 7) Atividades estimulatórias dos neurotransmissores; 8) Suplementação.









Dárcio Borges é Psicoterapeuta

“Ajudo mulheres que passam por crises conjugais e que por isso, sofrem de ansiedade, depressão e insônia”

Agende sua consulta!

Contatos: drdarcioborges@gmail.com https://www.drdarcioborges.com/ Instagram: @darciocborges Facebook: https://www.facebook.com/drdarcioborges/ Celular: (65) 99357-8334


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet