Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

O momento de lutar

Autor: Francisney Liberato Batista Siqueira

30 Jun 2020 - 08:00

Há tempo para tudo, e enquanto há tempo, há oportunidade de fazer.

No seriado da TV Record denominado “Rei Davi”, existe um capítulo em que se conta o pecado cometido pelo rei após relacionar-se com Bate-Seba, a qual era casada com Urias.

Como consequência de sua atitude irresponsável, Deus afirmou por intermédio do profeta Natã que o seu pecado custaria a vida do seu filho recém-nascido.

Davi ficou aflito pela mensagem do profeta. O rei ficou alguns dias sem comer e se isolou. Ele clamava a Deus 24 horas por dia para que não permitisse que o seu filho fosse morto.

Passados alguns dias, o filho de Davi faleceu. Então, no contexto do seriado da Record, Davi soube da notícia, tomou um banho, se vestiu com novas vestes e foi se alimentar.

Os servos, ao verem aquela cena, ficaram abismados e perguntaram a Davi: “não entendemos a atitude do rei: quando o seu filho estava doente próximo da morte, o rei jejuava, chorava, clamava, implorava para que Deus fizesse um milagre. Agora o filho morreu e o rei nem dedica um tempo para o luto?”. Davi então respondeu: “o momento de chorar, de pedir, de clamar e de lutar já foi feito, isto é, antes da morte”.

Se refletirmos sobre o enredo da história do seriado, vamos notar que há uma aplicação perfeita e profunda para as nossas vidas.

Ninguém gosta de sofrer ou chorar. Nós desejamos ter uma vida com alegria e muita saúde. Acontece que as circunstâncias da vida estão fora do nosso controle. Às vezes, alguns dos nossos atos custam um alto preço a ser pago.

Davi estava sofrendo as consequências de suas atitudes imprudentes. O efeito veio com a morte do seu filho recém-nascido. Ele sofreu muito, sofreu amargamente pelos seus erros.

Apesar do sofrimento do rei, a história nos ensina uma lição poderosa que podemos aplicar para nossa vida hoje. O rei fez o seu melhor, o seu máximo, intercedendo pela vida de seu filho, mas Deus tinha planos para o cumprimento do que havia prometido, pois foi por intermédio do sofrimento de Davi que o seu coração retornou contrito à vontade de Deus.

Se isso já aconteceu em sua vida, saiba que perder um ente querido, ou romper com alguém, não é fácil. Pode ser que você até sofra, mas desde que seja de forma temporária, uma vez que continuar sofrendo não mudará o cenário da sua vida. Devemos lutar e persistir, quando possível, antes que ocorra um fato irreparável.

Que possamos utilizar a mesma experiência do rei Davi, em que o momento para lutar e batalhar pelas nossas conquistas e pelos nossos entes queridos é enquanto houver vida. Se perdermos esta oportunidade, pode ser que jamais tenhamos uma nova chance de combater e demonstrar o nosso amor e carinho por essas pessoas.



Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach e Mentor. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet