Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

Sistema de recompensa alimentar

Pessoas com uma rotina alimentar desequilibrada sentem mais fomes que indivíduos que possui uma rotina alimentar saudável. Isso está diretamente ligada às funções de hormônios responsáveis pelo controle da fome e saciedade.

Podemos destacar dois tipos de mecanismos envolvidos no processo, sendo os hormônios insulina, leptina e grelina controlando a homeostase energética do nosso corpo e os Neuropeptídeos que são substâncias químicas produzidas e liberadas pelas células cerebrais, nesse caso teríamos os anorexígenos e orexígenos são responsáveis pelo controle da nossa fome.

Além desses mecanismos fisiológicos teremos o que chamamos de sistema de recompensa não hedônico dando a sensação de prazer alimentar, através dos aspectos dos alimentos como sua cor, sabor, textura e forma. 

Dai tiramos porque sentimos mais desejos por alimentos ricos de gorduras, açúcares os famosos " Fast Foods", o consumo desses alimentos vão além do que nosso corpo precisa, sem contar que é   extremamente pobres em nutrientes e muitos ricos em calorias.

Assim conseguimos explicar porque é difícil vê uma pessoa com desejo de comer legumes ou folhas em excesso, aí vem a pergunta, você está com fome ou desejo.

Esses alimentos ricos em gorduras e açucares são capazes de alterar nossa percepção de apetite, sempre gerando mais desejo por consumi-los ativando o tempo todo o sistema hedônico, mesmo você não sentido fome.

Temos sempre o feedback dos mensageiros neuroquímicos serotonina e dopamina fazem com que você peça mesmo sem fome para que o tempo todo tenha essa sensação de prazer.

A dopamina é um dos neurotransmissores mais famosos do nosso sistema nervoso.
Ela é conhecida  como o neurotransmissor do prazer.

A serotonina atua na comunicação entre os neurônios e está associada ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição.

Por isso é um importante manter uma rotina alimentar saudável pelo fato de você garantir maior aporte de vitaminas e minerais, reduzir os riscos de doenças e uma longevidade com mais saúde.
 
Por Anderson Melo- Nutricionista Clínico e Esportivo
Instagram: nutricionista_andersonmelo 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet