Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

Falta de manejo do fogo no ecossistema pantaneiro


Começo esse artigo pontuando que há no mundo três modalidade de incêndios florestais:  ou seja, Incêndio de Copa; Incêndio subterrâneo e incêndio de superfície. No Brasil só ocorre o incêndio de superfície o mais fácil todos para manejá-lo e controla-lo e combater. O subterrâneo mediano para controle e o pior de todos para controle e combate é o incêndio de copa.

No caso do Brasil, vejo como uma grande tolice combater incêndio florestal de maneira aleatória, sem planejamento e gastando sem dó o dinheiro do contribuinte. Fazer aceiro preventivo nas margens de via e logradouro públicos, manejar e prevenir corretamente os ecossistemas é o que determina a legislação ambiental brasileira para todo o território nacional. E é isso que precisa ser feito, mas, o poder público não consegue mirar esse fato, essa real situação legalmente falando.

É importante ressaltar que depois que o fogo estiver instalado no meio ambiente tentar combate-lo é jogar dinheiro fora.  Usar o manejo do fogo no meio ambiente é uma realizada no mundo, porém, no Brasil, há um desleixo nas duas últimas décadas no país inteiro acintando a sociedade, em especial para o homem do campo, o produtor rural...

Como venho dizendo a três décadas sobre a importância do manejo do fogo florestal no pantanal ou pantanais como queira e os governantes e gestores públicos não dando importância a questão, pode estar certo que esse é um grande equívoco.

Se as autoridades não se movimentarem, a situação vai se complicar, não vidente, mas, sim um pesquisador desse extraordinário ambiente. Volto alertar essas autoridades fundamentado em pesquisas científicas in loco, que se não fizerem o manejo dessa biomassa anualmente, daqui a dez anos ou menos, esse fenômeno vai se repetir no ecossistema pantaneiro como um todo.

Como se sabe existem dez pantanais compondo essa extraordinária bacia sedimentar em formação, onde também vê aprecia esse ecossistema extraordinário ambiente.  Tudo Isso que expomos nesse artigo é fato, é ciência natural é pesquisa de quem luta pela verdade permanente e não efêmera. Como se sabe, o Brasil tem as mais modernas e completas legislações ambientais do mundo.

Assim a queima pôde ser feita com melhores condições de manejo legalmente falando.  Oportunizando melhores condições de alimentação aos seres humano no cozimento de alimentos e promovendo a presença vegetação frescas em terra tenras para os animais da fauna silvestres nativa e da fauna doméstica presentes. São fatos de pesquisas observados a campo há décadas. Após a passagem do fogo queimando a vegetação desvitalizadas 

Como se sabe o fogo florestal ou incêndio florestal como queira, ocorrem em qualquer ecossistema do mundo isso é fato desde que o mundo é mundo, ademais pode-se ressaltar que onde existir a presença humana existirá fogo. Porém, prevenir e manejar é dever do poder público cumprindo o que determinam as próprias legislações especificas. Mas, não o faz. Pelo menos nas últimas duas décadas no Brasil.

Quais as razões para que ocorra o fenômeno fogo no meio ambiente? Elemento este, extremamente útil e necessário a humanidade e a continuidade da vida? Para que o fogo possa ocorrer em ambiente natural ou antropizado, tem que haver três fatores  básicos e fundamentais  seja: em primeiro lugar tem que existir biomassa matéria orgânica acumulada combustível para a propagação do fogo; em segundo lugar é preciso que as condições de intempéries reinante no ambiente sejam propícias e em terceiro lugar que haja uma fonte de ignição.

Nesse momento e, que o Pantanal vive 24 horas na mídia, é de bom alvitre lembrar, que a máquina que corta capim no pantanal chama-se vaca, e quem sabe manejar o fogo Pantanal no período certo e na hora certo é o pantaneiro autêntico.



Romildo Gonçalves é Biólogo Prof. Pesquisador da Ufmt/Seduc
 
 
 
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet