Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

A expectativa do Natal 2020 é a retomada das vendas

Com a aproximação do mês de dezembro, o comércio se prepara para a chegada do fim de ano com a expectativa de retomada das vendas, após sete meses de incertezas e desafios diversos causados pela Covid-19.

Apesar da expectativa de queda e dos problemas enfrentados neste período, como a escassez de matéria prima que atinge o comércio em efeito cascata, os empresários estão otimistas em relação à retomada das vendas embalados com a chegada das festas de fim de ano e o incremento do 13º salário.

Nos próximos dias presenciaremos o lançamento das estratégias para a Black Friday, que este ano está marcada para o dia 27 de novembro acompanhada das campanhas e decorações de Natal, e claro, o clima natalino e a forte tradição de presentear.

Os objetivos da Black Friday e Natal são bem diferentes. Enquanto a primeira é uma ação mais focada em escoamento e eliminação estoque, a segunda data, para o varejo, é a data mais relevante e fundamental para recuperar as perdas e para otimizar o lucro.

Existe até uma tendência de as lojas anteciparem esse clima natalino como parte da estratégia para atrair os clientes e melhorar o faturamento após o período de recesso ocasionado pela Covid-19. Neste caso, o investimento em decoração, enfeites e luzes para criar esse “clima natalino” e se diferenciar no ambiente são primordiais, pois, atraem a atenção das pessoas.

Este será o Natal da pandemia. Cheio de desafios e incertezas do que nos aguarda nos próximos meses, mas uma dica, para este “Natal do Novo Normal” que é defendida por vários especialistas é, prestar atenção em como os seus clientes estão consumindo neste período.

Aquilo que antes era entretenimento para muitas pessoas e iam ao comércio para “passear” pelas lojas, shoppings e etc. ... não será mais a realidade, dessa forma é imprescindível que o empresário esteja preparado e estruturado para agilizar a compra do cliente e, ainda assim criar uma experiência de compra positiva.

Existe muita emoção aflorada no mercado, por tudo que aconteceu, todo mundo ficou abalado e com emoções negativas. O Natal é pura emoção. A grande estratégia será como se conectar com o seu cliente por meio da emoção levando alegria com o ato de presentear pessoas amadas.

O ano foi difícil, mas, chegou a hora de se preparar para o melhor período de vendas do ano.

Boas venda$ na Black Friday!
Boas venda$ no Natal 2020!


Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. E-mail: shipumt@hotmail.com / insta: @shipumt


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet