Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

​Mercado da construção civil segue com perspectiva positiva para 2021

Mesmo com o impacto da pandemia causada pela COVID-19 na economia brasileira e regional, o mercado da construção civil conseguiu a sustentabilidade em razão de novas mudanças no comportamento das famílias durante o isolamento. Surgiu a necessidade de se fazer melhorias nos espaços residenciais para que as famílias pudessem desenvolver atividades profissionais e escolares por meio do home office e ao mesmo tempo garantir mais conforto nos lares. O isolamento também aqueceu a construção de novos imóveis.

Com novas perspectivas no mercado consumidor da construção civil, o setor agiu rapidamente, criando ações e estratégias para amenizar os impactos do isolamento social não somente durante a pandemia, mas também para o período pós-lockdown.

Inicialmente, o aquecimento nas vendas se deu pela necessidade de reformas e melhorias nos imóveis residenciais. Ao mesmo tempo, muitos beneficiários do auxílio emergencial do Governo Federal aproveitaram o tempo em casa para “colocar a mão na massa” e fazerem pequenos reparos. Num recente levantamento realizado nas lojas da Beira Rio Construção e Acabamento em Cuiabá, constatamos um crescimento médio de 20% de novos clientes. Outro fator importante para manter o movimento de consumidores nas lojas do grupo foi a adoção dos protocolos sanitários para garantir a segurança de clientes e funcionários, disponibilizando álcool em gel em pontos estratégicos das lojas e orientando colaboradores e clientes para o uso de máscaras.

O resultado foi que, a partir de maio de 2020, as vendas tiveram uma forte recuperação, especialmente no mês de julho. Podemos afirmar que no caso das lojas Beira Rio Construção e Acabamento, fechamos o ano com forte crescimento em relação a 2019. O setor da construção civil começa o ano de 2021 bastante otimista e acreditando que este será um período de alta demanda. Nossa expectativa não é diferente, motivo pelo qual já está confirmada a inauguração de mais uma unidade da Beira Rio em Cuiabá, cuja obra está em andamento, localizada na Av. República do Líbano, próximo ao posto Bom Clima. Será uma loja mais moderna e ampla para fortalecer ainda mais a essência da marca.

Com a manutenção das vendas, todo o setor precisou se reinventar, já que durante a pandemia ocorreu desabastecimento de vários produtos, tais como: cimento, aço, tijolos e outros e, consequentemente houve aumento dos preços nas indústrias. Para garantir a qualidade dos produtos e bons preços para os clientes, prevaleceram a expertise e a confiança dos nossos fornecedores adquiridos durante os 33 anos de atuação da Beira Rio Construção e Acabamento no mercado regional.

Muito antes da pandemia, os consumidores já estavam adotando as compras on-line e a necessidade do isolamento intensificou o uso de canais digitais. O mercado on-line se consolidou e permanecerá na pós-pandemia. Será uma combinação da venda presencial e a remota. A pandemia também acelerou a necessidade de se utilizar todas as mídias sociais e WhatsApp em nosso setor. Na Beira Rio foi criada a Central de Vendas composta por um time exclusivo para atender clientes que entram em contato por meio do aplicativo de mensagens. Investimos em novas ferramentas de automação para melhorar a experiência do cliente, sem perder a humanização que temos como premissa de nosso negócio.

Se, por um lado, a pandemia acarretou muitos impactos negativos, por outro, ela trouxe ao setor da construção civil a necessidade de refletir sobre suas práticas e seus processos. Uma dessas reflexões está relacionada à responsabilidade social, à preocupação com o outro, à empatia.  O grupo Beira Rio Construção e Acabamento que, tradicionalmente realiza ações de doação de materiais de construção, intensificou essa prática ao longo do ano de 2020, fortalecendo parcerias com marcas locais e nacionais, sempre buscando atender de forma muito especial pessoas em situação de risco ou de vulnerabilidade social.


Luiz Augusto Rebouças Júnior é Bacharel em Administração pela PUC-PR, com MBA em  Gestão Empresarial pela FGV e Diretor-geral do Grupo Beira Rio Construção e Acabamento
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet