Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Vereador 'copião', o pior tipo em um parlamento municipal

Caros amigos, gostaria de escrever de maneira fictícia e sem nenhuma relação com uma realidade específica ou fato conhecido.

Há em Parlamentos Brasileiros, das mais distintas esferas, arquétipos de personagens que são comuns em um número significativo de Casas Legislativas. O Vereador “Copião”, geralmente é um indivíduo sem capacidade criativa e que depende(tal como um PARASITA) de um outro vereador para copiar as ideias, apropriando não apenas das ideias , MAS DO TRABALHO ALHEIO.
 
Obviamente esse tipo de comportamento(ou deformidade do CARÁTER), corrói o ambiente político, afinal de contas quem pode contar com um indivíduo que apropria-se das ideias, conhecimentos e trabalho alheio?

Muito embora após um tempo seu caráter seja desvendado ele pode utilizar-se de outros subterfúgios como a apresentação de “indicações marcadas”, que vem a ser apresentação de pautas que sabe que serão realizadas, utilizando-se de informações privilegiadas, o qual este indivíduo tem não em razão do carisma, mas por relações escusas de quem “vaza” as informações a ele.

Geralmente este indivíduo não agrega outros políticos, ficando sozinho e mesmo com seus parceiros habituais(desconfiam do próprio colega), a sustentação de sua existência política não está em adjetivos positivos, mas na EFICIENTE FALSIDADE DO DISCURSO, PRÁTICAS ESCUSAS E COVARDIA AO LIDAR COM ADVERSÁRIOS

As duas características que marcam o vereador “copião”, são facetas de um indivíduo inseguro, dependente e com deformação na formação do caráter. Claro que este texto não é direcionado para um indivíduo ou fato, mas para um arquétipo comum em parlamentos, infelizmente degrada o ambiente político por suas peripécias.

Para trazer mais leveza ao texto, faço um pequeno Haicai improvisado igualmente de maneira genérica, fictícia e sem nexo com uma realidade específica:
“Marcinho seu colão!
 Copiou o trabalho do seu irmão

Mas que vergonha, SEU LADRÃO!
Deixe de ser FALSO. Que falta de Educação”

Juliano Rafael Teixeira Enamoto é Católico, Advogado concursado na Câmara Municipal de Sapezal, formado em Direto pela Universidade Federal de Rondônia
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet