Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Médicos atrevidos e cultura




O cenário é de esperança ao encontrar médicos da Unimed/ Cuiabá-MT (Cooperativa de Trabalho Médico) prontos para servirem à sociedade em relação ao fomento à cultura.

As ações culturais envolvem criatividade, conhecimentos e outros saberes. Cultura é relevante para o país, para que possamos ingressar no mundo globalizado com olhares críticos. Assim, poderemos ser reconhecidos por povos detentores de cultura ‘refinada’. ‘Consciente’?

A palavra ‘cultura’ advém do latim ‘cultus’.

Cultura é o diferencial dos empresários/médicos para com a sociedade, visando mais humanismo e mais justiça social. O atendimento cultural é através do Presidente/Unimed-Cuiabá, Dr. Rubens Carlos de Oliveira Júnior, e equipe médica. Atendendo à Constituição, diz: ‘bem-estar’ para todos.

A cultura faz parte do nosso cotidiano e está relacionada ao progresso. Quem é detentor de cultura vive o mundo das possiblidades: eu posso.

Notar-se-á que, ações culturais são tão importantes para aperfeiçoar a comunicação, proporcionar união e sensatez da sociedade.

Gestores viabilizem acessibilidade ao cidadão para garantir seus direitos. Nós vivemos em um país pautado pela Ordem e Progresso.

Quando um empresário investe em cultura representa que está evidenciando conquistas de bem-estar para todos.

É através da cultura que podemos ter vozes no mundo globalizado.

Cultura, é um dos Direitos fundamentais das sociedades e está previsto na nossa Constituição de 1988.

Cultura é relevante direito do cidadão, juridicamente “Direitos Culturais”. E foi reconhecido internacionalmente na Declaração Universal de Direitos humanos de 1948. No Brasil evocamos cultura como fundamentais: Lei Maior, conforme o Art. 215 da Constituição federal apresenta como dever do Estado garantir a todos o pleno exercício e direitos culturais. Os empresários também devem participam do incentivo à cultura. Tal como fizeram e o fazem com escritores que visam o mundo com cidadoes detentores de conhecimentos.

É disseminando cultura que estaremos voltados para o mundo da comunicação, e os jovens ficarão mais antenados para o mundo.

Poderes despertem, vamos seguir exemplo da Cooperativa/Unimed, agilidade para um sistema ágil voltado para as necessidades das populações.

Precisamos de maiores ações dos poderes, e assim mais cultura na nossa sociedade.







GRACI OURIVES DE MIRANDA, professora/escritora.

go.miranda@uol.com.br


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet