Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

É momento de buscar alta performance profissional?


“Não se preocupe apenas em ser melhor do que seus contemporâneos ou predecessores. Tente superar a si próprio” (William Faulkner)



A alta performance não está necessariamente vinculada a padrões específicos de nacionalidade, gênero, raça, idade, educação, renda, momento de vida. Na verdade utilizamos esse padrões para justificar nossa falta em sucesso, mas isso está completamente errado, é preciso entender que a alta performance pode ser alcançada a partir de alguns hábitos de alta performance que são aprendidos e praticados por todos que se interessem pela melhoria significativa de desempenho.

A imagem inicial que a maioria das pessoas traz a mente ao ouvir a palavra alta performance é de um atleta de alto desempenho, destaque por ter alcançado uma performance excepcional. Mas alta performance pode ser alcançada por qualquer um de nós em nossa própria realidade profissional quando incorporamos a ideia de que com os hábitos certos podemos melhorar drasticamente nossos resultados e nos tornarmos profissionais de sucesso em nosso campo de atuação.

A nova advocacia 5.0 exige uma busca constante por novas aprendizagens, objetivos arrojados, metas de melhoria constante, estratégias inteligentes e arrojadas. Logo não há como não falarmos que o advogado hoje deve buscar sua máxima performance para se destacar no mercado.

Para Brandon Burchard, na obra “O poder da alta performance”, o termo alta performance “refere-se ao sucesso além do padrão estabelecido, com consistência e a longo prazo”, e destaca que esses profissionais “têm conjunto de habilidades que lhes permitem ter sucesso a longo prazo e, principalmente, liderar”, “praticam meta-hábitos que os ajudam a se destacar em várias áreas da vida”.

Concordamos com esse pensamento, efetivamente um profissional que alcança real excelência em qualquer carreira precisa ter competência em muitas áreas que se relacionam com essa carreira. Vejamos nossa área, a advocacia, o advogado precisa ter competências além das jurídicas para prestar o melhor atendimento ao seu cliente e destacar-se, é preciso ter habilidades para negociação, comunicação, relacionamento humano, pensamento sistêmico, boa capacidade de resolução de problemas complexos, além de empatia, resiliência. Hoje o profissional da advocacia precisa de conhecimentos da área tecnológica, administração, gestão, liderança, marketing, enfim, novas competências e habilidades se impõe e somente dominando-as poderá ter um melhor desempenho e quiçá a real alta performance.

No momento atual em que somos assolados por uma pandemia que trouxe além de uma crise sanitária a econômica e a psicológica, já que de alguma forma estamos sendo atingidos e tivemos nossas vidas alteradas parece um contrassenso falar em buscar crescimento e sucesso, mas não o é. Momentos impactantes como este são ótimos para rever nossas vidas e repensar o que podemos fazer melhor.

Vimos cientistas se superando em todo mundo para conseguir vacinas eficazes em prazo recorde, líderes mundiais impondo restrições drásticas por entenderem necessárias a coletividade, ao mesmo tempo que nos decepcionamos com gestores no setor público e privado que não souberam gerir nessa crise sem precedentes e vivenciamos verdadeira evidência de falta de liderança. Que modelos queremos seguir? Dos que se superam na adversidade ou dos que sucumbem. Essa sua resposta agora indica exatamente se você está no momento de tornar-se um indivíduo singular de alta performance.

Somos do grupo que busca estratégias de superação, de crescimento na e apesar da crise. Preferimos ser liderança inspiradora e auxiliar outros que tenham objetivo de busca, de aprendizado, de se destacar na carreira que escolheram. E acreditamos que os que se dispõe a alcançar a realização são capazes de coisas incríveis que nunca poderiam prever e nunca descobririam se não agissem.

Se identificou? Venha conosco!









Dynair Souza, Advogada, Master Coach, Mentora de carreira e negócios, cocriadora do programa “Advocacia 5.0 de sucesso” e Ana Lúcia Ricarte, Advogada, Gestora de Escritório, Mentora, cocriadora do programa “Advocacia 5.0 de sucesso”.

IG: @adv5.0desucesso






 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet