Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindal) no caminho certo


No dia 04.02.2021, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, de forma híbrida, na sede do SINDAL, os servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso deliberaram sobre a minuta do projeto de lei que dispunha sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios do quadro de servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, proposto pela Mesa Diretora com a participação do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e, por maioria, aprovaram a proposta.
 
Esses servidores, dedicam ou dedicaram parte de sua vida à prestação de serviço públicos de qualidade à população, essenciais ao funcionamento da máquina estatal, há décadas buscam valorização de seu labor e, num total contrassenso, nos últimos 02 anos, sofrem com a ameaça de supressão de direitos, bem como a suspensão de outros, como a concessão de progressão e implementação da RGA.
 
A aprovação do plano representa para categoria o início de melhorias para os Servidores do Poder Legislativo que poderão contar com seu vencimento em parcela única, ou seja, subsídio e também poderão contar com as descrições das suas funções o que proporcionará maior estabilidade para as atribuições exercidas na casa.
 
Além dessas melhorias, também houve um grande ganho para os servidores do nível Fundamental e Médio, que a partir de Janeiro de 2022 poderão contar com os seus vencimentos com 100% da representação que antes era de apenas 70%, ainda os servidores de nível fundamental tiveram uma grande valorização da sua tabela de vencimentos.
 
É notório que a proposta não contempla todas as reivindicações dos servidores e precisa de adequações. Entretanto, diante da atual conjuntura político-econômica do país, da crise sanitária e de imposição de limitações orçamentárias aos Poderes, estabelecida pela Lei Complementar nº 173/2020, maiores avanços foram impossibilitados.
 
A propósito, entre outros pontos, a LC 173/2020 prevê a proibição de concessão de aumentos para servidores públicos até 31/12/2021, o congelamento da contagem do tempo de serviço para fins de adicionais, a vedação à criação de cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa, a proibição do aumento de gastos com pessoal no final do mandato de gestores e a limitação a realização de concursos públicos, motivo pelo qual os efeitos financeiros do Projeto de Lei 107/2021 se darão somente em Janeiro de 2022.
 
O Projeto de Lei nº 107/2021, de autoria da Mesa Diretora, é apenas um ponto de partida, pois ainda os servidores necessitam de maior reconhecimento remuneratório e melhorias nas condições de trabalho, considerando o cenário socioeconômico dinâmico e complexo.
 
O SINDAL estuda e já iniciou o diálogo para com a mesa diretora na busca do aumento do auxílio alimentação, implantação do auxílio saúde e o pagamento do RGA referente aos anos 2018 e 2019, que ainda não foi repassado aos servidores do Poder Legislativo.
 
O SINDAL, representa e defende os direitos e interesses dos seus filiados e sempre continuará lutando para garantir a dignidade da categoria profissional dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso durante sua vida laboral e na aposentadoria.
 
Jovanildo Antonio da Silva é presidente reeleito do SINDAL/MT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet