Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Cidades inteligentes

Autor: Casemiro Custódio de Souza Júnior

13 Jul 2021 - 08:00

Na década de 80, lembrei-me de uma palestra em que assisti na Faculdade Toledo de Presidente Prudente, no qual o palestrante era o Sr. André Franco Montoro, discutindo sobre o Plano Direto, para o futuro das nas Cidades.
 
Hoje, o conceito de cidades inteligentes, que já não é novo, mas vem sendo revigorado com os estudos sobre inteligência artificial. Muitos projetos têm sido cogitados mundo afora. Todavia, com o advento da pandemia ganhou mais força, na medida em que seus pensadores e desenvolvedores passaram a concentrar-se em soluções baseadas na nova realidade. A expectativa, ameaçadora é de que, por muitos anos, talvez para sempre, conviveremos com o coronavírus e com outros que surgirão. Por isso, as cidades terão de estar preparadas para esse novo modo de vida.



Discorrer em cidades inteligentes é pensar em um novo conceito. O projeto “Cidade 15 Minutos” busca reorganizar centros urbanos a fim de atender às demandas de microrregiões. Projetos dessa natureza vêm sendo pensados e executados em várias metrópoles brasileiras, sem alarde, chamados simplesmente de propostas para revitalização. A ideia básica é que todo tipo de atendimento, público e privado, possa ser resolvido em até 15 minutos. Seriam evitadas aglomerações em transporte público e possibilitaria a criação de mais áreas seguras de circulação, sem automóveis, com calçadões e ciclovias. Por causa, do pós pandemia, os projetos foram acelerados, para que estas aplicações venham a resolver efetivamente a vida dos cidadãos.



Como estes projetos, já vem se tornando realidade, causando grande virada no mercado imobiliário. Com isso, afetarão fortemente a indústria veicular, os serviços de transporte, a infraestrutura e outros. Em alguns países, inclusive Brasil, já se veem redes de supermercados e farmácias pulverizando-se em lojas de pequeno porte para ficarem mais próximas da clientela. O governo brasileiro, atento, lançou a carta brasileira “Cidades Inteligentes”
 
Com estas novas propostas, nos colocamos a refletir, como aprimorar e otimizar na sustentabilidade e qualidade de nossas vidas.
 
Autor: Casemiro Custódio de Souza Júnior, Corretor, Perito Avaliador, Membro da Comissão de Direito Imobiliário da ABA-MT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet