Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Autorreforma do PSB

Autorreforma do PSB

Por Max Russi

As eleições 2022 já despontam em um horizonte próximo. Os partidos políticos já começam a se organizar para conseguir fazer um bom projeto de governo, que é fundamental  para oferecer soluções para este momento pelo qual passamos, marcado pela crise provocada pelo coronavírus, que expôs ainda mais os abismos sociais, econômicos e políticos que existem na sociedade.

O PSB vem se organizando de uma forma diferente. Estamos promovendo em âmbito nacional a Autorreforma, uma reestruturação no jeito que pensamos, fomentamos e executamos nosso projeto político-partidário.

Acreditamos que o partido deve se posicionar e oferecer respostas às principais necessidades da sociedade. Por essa razão, o primeiro eixo temático da Autorreforma do PSB se concentra nas necessidades de reforma do Estado brasileiro.

Essa discussão leva em consideração as reformas estruturantes que o país precisa enfrentar para que o desenvolvimento econômico e sustentável seja, de fato, uma realidade.

A Autorreforma também tem discutido em seu segundo eixo a economia, com foco na prosperidade, na igualdade e sustentabilidade, preocupando-se no desenvolvimento à serviço das pessoas e da vida.

Neste sentido, o PSB está focado no terceiro eixo de discussão no desenvolvimento sustentável e na economia verde, que são temas que o mundo inteiro tem se debruçado, e nós, principalmente, Mato Grosso, temos um papel preponderante nessa discussão, porque somos produtores de commodities que abastecem o mercado internacional, e também temos reservas ambientais de grande relevância que concentram três importantes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Dois outros eixos complementam as discussões da Autorreforma, sendo a temática IV que trata sobre Políticas Sociais e Cidades Criativas e a V, que discute Socialismo Criativo, Democracia e Partido.

A Autorreforma demonstra ser um diálogo indispensável em nível de partido e de Brasil, porque infelizmente, enquanto sociedade brasileira deixamos de lado alguns temas que são fundamentais para nosso crescimento amplo, qualificado e eficiente.

Dessa forma, vemos que grandes crises como a pandemia tem nos afetado de forma muito mais agressiva do que se estivéssemos estruturados com um sistema político sólido, uma economia autossustentável – sem tanta dependência dos incentivos do Estado - e condições de vida dignas para todos os cidadãos.

Pensar a Autorreforma de forma macro política e macroeconômica inclui pensar os desafios que Mato Grosso também possui. Precisamos agregar de forma urgente outros setores, como a agricultura de pequeno porte, os setores de comércio, serviço e indústria, e ter um olhar atento ao mercado informal de trabalho que cresce cada dia mais por conta do empreendedorismo de necessidade, que é protagonizado pelos trabalhadores que perderam o emprego por conta da pandemia.

São muitas frentes que precisamos nos preocupar, e o PSB assumiu essa responsabilidade de pensar em nome do coletivo e para o coletivo. Queremos contribuir em 2022 com um plano de ação sólido, que estanque as feridas no presente e pavimente o caminho para um futuro próspero e com resultados progressivos, que elevem os níveis da forma que se faz política, como se estimula a economia criativa, inclusiva e abrangente, e que cada dia mais promova o acesso de todos ao desenvolvimento e a condições de vida melhores.

Max Russi é presidente estadual do PSB-MT e deputado estadual.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet