Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

O "Trem do Vuolo" vai chegar


No alto do meu imaginário, percorro um caminho de lutas e de realizações e, imerso neste momento, sento ao lado do sonhador, do homem dos trilhos para Cuiabá. Em silêncio, consigo sentir a alegria e a realização no seu olhar sereno de quem dedicou a vida com enorme obstinação visando materializar o impossível. Ao nosso redor, somos peças de um cenário maior em que a história conduz a uma frase escrita no coração do povo cuiabano: o “Trem do Vuolo” está chegando...

Ah, meu pai! Como eu gostaria de tê-lo aqui e viver contigo essa realização. Poder observar nos seus olhos azuis como a cor do trem que irá apitar na sua terra, a alegria e a esperança das pessoas refletida e a expectativa de um novo tempo para a capital de todos os mato-grossenses. 

Pai, o desdém passou! As chacotas e os deboches também e o improvável tornou-se certo, tão certo quanto a sua clareza na visão de um futuro promissor para seu estado.

Veja, meu pai! A sua determinação contagiou até mesmo aqueles que não acreditavam e, aos poucos, foi se formando uma legião de sonhadores que passaram a cerrar fileiras contigo e embarcaram na locomotiva do desenvolvimento, do progresso e do avanço da malha ferroviária por Mato Grosso.

Se eu pudesse marcar o meu despertar para a ferrovia, iniciando a minha trajetória ao seu lado, diria que foi durante a travessia de balsa sobre o Rio Paraná, na ligação de Aparecida do Taboado (MS) e Rubinéia (SP), nos idos dos anos 90, quando o senhor me falou do alto de sua sabedoria e com a firmeza dos estadistas de visão: 

- Filho, um dia teremos uma ponte ligando essas duas cidades e por ela passarão carros, caminhões e trens de ferro.

Eu ainda muito jovem, ousei duvidar: - Mas pai, são quase quatro quilômetros de ponte...

O senhor, de bate-pronto, respondeu cerrando as sobrancelhas com ar de seriedade e de quem estava a me dar um ensinamento: 

- Filho, acredite! Esta ponte será uma realidade e representará o renascimento da ferrovia no Brasil.

E assim, foi. Eu e muitos que ouvimos suas palavras fomos abraçando a luta e vivendo seu ideal. Sua lição ressoa em mim até hoje. Todos os dias eu renovo este compromisso contigo e com a sua bandeira: “Acredite também, venha comigo nesse trem...”

Em 1998, a ponte foi concluída com seus 3.770 metros cruzando o Rio Paraná. Sim, esta ponte é a maior ponte Rodoferroviária do mundo, tendo a parte superior quatro pistas para veículos e na parte inferior estão as treliças por onde passam as composições férreas, que levam o seu nome: Senador Vicente Emílio Vuolo. 
Uma pena que o senhor partiu tão cedo. 

Em 2001, o “Senhor Ferrovia” ou o “Pai da Ferrovia”, como todos da imprensa e do mundo político o intitularam, foi-se desta vida para cumprir novas missões. Porém, o seu legado permanece intacto por meio do Fórum Pró-Ferrovia. 

Criado em 2004, o movimento é responsável por reunir diversas entidades do setor produtivo, da sociedade organizada e da classe política para que juntos e sem cor partidária, sustentem os atos que convergem para a materialização do sonho de fortalecimento do modal ferroviário no País.

As ações em praças públicas, manifestos e audiências com as autoridades registraram as posições sensatas e coerentes em prol do avanço da Ferrovia. Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, vários municípios de Mato Grosso e, principalmente, em Brasília, onde integramos com a classe política de Mato Grosso, participaram da união de ações que resultaram em passos decisivos para o avanço dos trilhos de Alto Araguaia até Itiquira, posteriormente Rondonópolis e agora para Cuiabá.

No dia 03 de outubro de 2021, data em que o senhor completaria 92 anos, quis o destino que entrássemos no capítulo mais esperado de todos, aquele que efetiva a ligação ferroviária para Cuiabá e o médio norte do estado.

Que presente extraordinário a vida nos reservou!

Que seus ensinamentos e sua capacidade de sonhar e lutar por aquilo que acredita continue a inspirar as pessoas, os projetos políticos e a sociedade no dia-a-dia, pois o “Trem do Vuolo” vai chegar e embora o senhor esteja em outro plano, com certeza estará presente aqui para comemorar conosco e com todos aqueles que de coração o amaram. A vitória de um ideal. Obrigado, Vuolo! 

FRANCISCO VUOLO
Presidente do Fórum Pró-Ferrovia
Secretário de Agricultura, Trabalho e
Desenvolvimento Econômico de Cuiabá
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet