Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Opinião

​Como funciona o ranking dos politicos?

Provavelmente você já deve ter se deparado com um ranking político, que coloca em uma lista os políticos brasileiros que fazem parte do Congresso Nacional. Mas como funciona esse ranking político? É uma lista de político honestos do Brasil? É uma lista de políticos corruptos?

Os criadores do ranking político listam os parlamentares de acordo com critérios que acham relevantes e a partir disso, pontuam cada político brasileiro. Alguns critérios tem pesos, outros não. Os critérios utilizados são, basicamente, votações que os criadores do ranking avaliam como importantes. Não há uma análise do trabalho do parlamentar em sua base, não há uma pesquisa das emendas parlamentares de cada um, não não há uma valorização do municipalismo e nem um estudo se o parlamentar trabalha, de fato, pelas pautas que defende.
 
Ranking dos políticos é confiável?

Muitos compartilham o ranking, tomando isso como verdade. Mas pergunto: quais critérios essas pesquisas utilizam para classificar um político como melhor ou pior?

É possível unificar um ranking? O melhor político para você é, necessariamente, o melhor para mim? Já parou para pensar que o critério que você valoriza nem sempre é o mesmo que o outro tem como prioridade?
Já parou para pensar em quem faz esse ranking? Quem são os criadores do ranking político? Será que são imparciais? Ou melhor, existe imparcialidade? Se tiver interesse em saber quem são os criadores do ranking e quais seus principais interesses sociais, recomendo que dê uma olhada no artigo do jornalista João Filho,. Confira clicando aqui https://theintercept.com/2018/08/05/atencao-eleitor-nao-caia-no-engodo-chamado-ranking-dos-politicos/

Não, não é uma crítica, nem para os criadores do ranking e nem para quem acredita nele. O objetivo aqui é apenas refletir e fazer essa observação para não tomarmos como verdade coisas tão relativas.
 
Faça uma análise crítica
O problema é que esse Ranking tem tido um impacto de ranking oficial, tendo se tornado uma espécie de ferramenta eleitoral e uma referência para avaliar a atuação parlamentar de candidatos em períodos eleitorais.
Não há problema em ver rankings, o que é necessário é tomar cuidado, analisar os critérios, a forma como é feita o ranking e ver se faz sentido para você.

Na minha análise, esse ranking não faz sentido, não é o meu ranking. Os políticos que eu admiro não são os primeiros da lista. Coincidentemente alguns políticos que eu não gosto muito estão bem ranqueados.

Talvez essa lista faça sentido para você, pelos critérios que você considera essenciais para escolher um político.
 
Não veja como uma lista oficial

Então, não veja como algo oficial e sim como mais uma fonte para se informar. É muito difícil um site ser independente e apartidário. O ranking acaba sendo antidemocrático, pois os criadores não avaliam positivamente o político que vota diferente do que eles pensam.

Vamos ser coerentes e olhar critérios antes de compartilharmos e tomarmos isso como verdade? Nós somos responsáveis pelo o que compartilhamos e pelos políticos que elegemos. 
 
Mariana Bonjour Machado – advogada, assessora jurídica e coordenadora da equipe de comunicação na Câmara dos Deputados. Especialista em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP. Autora do Blog Marketing Político Hoje e Cofundadora da Alcateia Política. Email: mbonjourmachado@gmail.com 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet