Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Avança Mato Grosso

Lançamos na última sexta-feira (6) em Alta Floresta o Movimento Avança Mato Grosso, com o propósito de debater com a sociedade mato-grossense uma agenda de desenvolvimento socioeconômico que contemple economia, meio ambiente, área social e, especialmente, as pessoas. 

Durante o lançamento publicamos uma Carta de Princípios que deixa muito clara a  nossa visão de desenvolvimento: cuidar de gente e não apenas de coisas. E a hora é agora, no momento em que nosso estado completa 274 anos. Precisamos de uma nova visão de futuro. Vamos dar um salto, evoluindo nosso conceito de locomotiva do agronegócio brasileiro para referência em capital, desenvolvimento humano e qualidade de vida.

Cada um dos princípios representa eixos sobre os quais queremos a contribuição dos partidos políticos, das entidades de classe como Fiemt, Fecomércio, Famato, Aprosoja, FCDLs, clubes de serviço, OAB, entre outras, para definirmos, juntos, programas e metas concretas para que todos os nossos pré-candidatos, de governador a deputado estadual, se comprometam em suas futuras campanhas e mandatos.

E sou o primeiro a firmar tal compromisso, tanto no meu atual mandato de deputado federal, como na minha pré-campanha, e posteriormente na campanha de senador.

São esses os nossos princípios iniciais:

Desenvolvimento Humano – Erradicação da Fome e da Miséria
Geração de Empregos e Qualificação Profissional
Integração Econômica entre as Regiões – Mato Grosso por Inteiro
Descentralização da Saúde com Fortalecimentos de Pólos Regionais de Alta e Média Complexidade
Fronteira Segura – Fechar a Porta na Cara do Crime Organizado para garantir mais segurança interna

Na medida que o debate for ocorrendo, outros princípios poderão ser incorporados. Mas, o mais importante, é todos entendermos que precisamos eliminar as desigualdades entre as pessoas e as regiões de Mato Grosso. Não precisamos mais conviver com a existência de ilhas de prosperidade em meio a regiões estagnadas. Queremos que o desenvolvimento chegue a todas as nossas regiões. E para todas as pessoas. Vamos acabar com essa distorção de "estado rico x povo pobre".

Temos direito às mesmas oportunidades para nos desenvolvermos e prosperarmos. Nossa economia é um exemplo de dinamismo para o mundo. Vamos entrar agora num novo ciclo de progresso que vai representar uma nova revolução econômica para o estado, com a consolidação de uma malha ferroviária que vai integrar todo o Mato Grosso.

E é nessa hora que precisamos inserir de vez o desenvolvimento humano nas nossas prioridades, qualificando nossa mão de obra para ocupar os novos postos de trabalho que estão surgindo, executando programas de proteção e promoção social e apresentando soluções definitivas para setores como saúde, educação e segurança pública.

Importante esclarecer que o Movimento Avança Mato Grosso não é de esquerda nem de direita, não é de situação nem de oposição: é um movimento de convergência de todos aqueles que reconhecem os grandes avanços que já conquistamos e se comprometam a avançar ainda mais, incluindo definitivamente as pessoas no extraordinário desenvolvimento de Mato Grosso.

Sinto-me especialmente feliz e honrado por ter sido escolhido por essa aliança de quatros partidos, que deverá se ampliado brevemente, para liderar o Movimento Avança Mato Grosso. 


Neri Geller é deputado federal e pré-candidato a senador pelo PP de Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet