Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Esperança a vista

O Cuiabá, presente na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro até antes da partida diante do Corinthians, que ocupava a liderança na ocasião, conseguiu um resultado positivo na Arena Pantanal, e dois fatores deixam claro que já existe influência do técnico António Oliveira na equipe: meio de campo formado por atletas da “era Jorginho” e alta intensidade dentro de campo.

Se na defesa, o Dourado é formado pelos mesmos jogadores que atuaram na Série A 2021, com João Lucas, Marllon, Empereur e Uendel formando a linha de quatro, o setor intermediário do campo sofria várias alterações desde o início do ano, sob o comando de Pintado. Rivas, Marcão, Rodriguinho, Valdivia, e outros atletas contratados já passaram por ali, entre os 11.

De forma inteligente, foi possível ver o “dedo do Portuga” ao resgatar a trinca que era utilizada muito pelo técnico Jorginho. Camilo, Rafael Gava e Pepê deram mais consistência defensiva diante do Corinthians, demonstraram sincronia e entrosamento a todo momento e fizeram suas melhores atuações na temporada.
A alta intensidade, foi algo visto nas imagens dos primeiros treinos comandado por António Oliveira. A metodologia de treinos e jogos dos “professores” europeus, exige que o atleta entregue o máximo de sua capacidade física em campo, e isso foi notório na postura dos atletas cuiabanistas. André Luis, André Felipe e Felipe Marque que o digam.

O trio de ataque do Cuiabá ajudou muito defensivamente, sob forte cobrança de Bernardo Franco, auxiliar de Oliveira, e que estava comandando a equipe do banco de reservas. Acompanhar laterais, e fechar a linha de passe na parte central do gramado, foi um trabalho feito com muita precisão, e deu resultados, porque o Corinthians praticamente não ofereceu perigo.

Esse texto deixa claro duas coisas: a primeira é que se as coisas não estavam boas com a utilização dos jogadores contratados nesta temporada, o recomeço será realizado com a maioria dos atletas que já estão identificados com o clube desde o ano passado. E a segunda é que se não correr, não vai jogar.

Atletas de renome, com altos salários, já ficaram no banco de reservas ontem, e pra reconquistar o espaço, vai ter que se enquadrar nas diretrizes do treinador português. Pela primeira vez no ano, o Cuiabá tem verdadeiramente um comando técnico, e olha que o homem ainda vai estrear no banco.

António Oliveira já nos deu esperança de dias melhores ao tirar o Dourado, mesmo que provisoriamente, da zona de rebaixamento. Não é só pelo resultado, muito menos pela posição na tabela. É pelas escolhas coerentes e pela mudança de postura de um time que parecia não ter mais solução.

Agora é torcer para que o treinador possa trabalhar sem interferência externa e colocar efetivamente todas as suas ideias a favor das peças que tem a disposição no elenco para trazer outras vitórias. 

Willian Reis tem 32 anos, é jornalista esportivo e proprietário do site A Bola Da Vez MT 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet