Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

​Negociar é o caminho para a solução dos conflitos

O ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, dizia: “a paz não é a ausência de conflito, mas a habilidade de gerenciar os conflitos por meios pacíficos”. Ou seja, é necessário que as partes envolvidas, seja em que conflito for, procurem sempre o meio adequado para sua gestão.

Todos os dias, realizamos diversas negociações, seja com a esposa, filhos, amigos... no ambiente de trabalho, no condomínio... Enfim, negociamos não só para chegar a um acordo, mas também para conseguir o que queremos. 

Dialogamos por que entendemos que é a forma mais eficiente de se chegar a um resultado positivo onde todas as partes saiam beneficiadas e em Paz.

A busca por um acordo deve pautar as relações, sobretudo nos conflitos mais complexos como em disputas societárias, guerras, na política e no campo. Temos de deixar de lado a ideia de que um precisa perder para o outro ganhar. Saber exatamente o que se quer é fundamental para a solução de um conflito sem desgastes mais sérios.

A negociação é, portanto, um exercício de influência sobre o outro a fim de uma solução amistosa. Por isso, é preciso saber o que se quer e porquê se quer alguma coisa. Para alcançar bons resultados faça essa indagação quantas vezes forem necessárias. Quanto mais profunda for a investigação, maior será a probabilidade de soluções amigáveis. Encarar o jogo como uma oportunidade de solução colaborativa, em que ambos os lados ganham, é a melhor saída.

Mato Grosso vem avançando muito na mentalidade da Paz através de meios pacíficos de gerenciamento de conflitos. Recentemente, atendendo a um requerimento da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça determinou que uma equipe de mediadores atuem num emblemático conflito agrário no município de Comodoro-MT onde há sete anos 500 famílias de trabalhadores rurais lutam para permanecer em terras de uma massa falida empresarial para evitar a cultura da violência e o derramamento de sangue.

Essa atitude dos poderes institucionais nos enche de esperança. Mostra amadurecimento na condução de conflitos e pode servir de modelo para as mais diversas situações. 

Elvis Klauk Jr é advogado e presidente da Câmara Setorial Temática de Mediação de Conflitos Agrários, da AL/MT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet