Imprimir

Opinião

Cobrando temporizador nos semáforos

Dilemário Alencar

Há tempos venho cobrando que a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Cuiabá instale temporizadores nos semáforos. No entanto, até agora nada! Buscando que isso se torne realidade, eu e o vereador Diego Guimarães apresentamos um projeto de lei que torna obrigatório em nosso município a instalação de temporizadores em semáforos que tem radares detectores de velocidade e avanço de sinal.
 
O projeto foi aprovado na Câmara Municipal no dia 16 de julho. Para que ele de fato vire uma lei, precisa da sanção do prefeito e da  publicação em Diário Oficial. 
 
O temporizador é um aparelho digital fixado junto ao semáforo que informa quantos segundos faltam para aparecer o sinal luminoso vermelho do semáforo.
 
Na justificativa para aprovação do projeto apontamos que é necessário a instalação dos temporizadores porque os condutores de veículos e motos estão reclamando muito da falta do auxílio do temporizador, que existiam em Cuiabá, mas com a instalação dos chamados semáforos "inteligentes" pela atual gestão municipal, foram retirados.
 
A principal reclamação dos condutores é quanto ao tempo entre o sinal amarelo e vermelho, que é muito rápido (4 segundos no máximo). Com o temor de ser multado, o condutor acaba freando de forma brusca quando de repente aparece o sinal vermelho.
 
De fato, sem a existência do temporizador, os semáforos com radar têm se transformado em indústria de multas. Uma verdadeira arapuca, que tem causado acidentes, com motoristas batendo na trazeira do outro veículo e parando em cima da faixa de pedestre, trazendo prejuízos e multas injustas. Indubitavelmente, o temporizador é importante, pois contribui para a segurança dos condutores de veículos, motos e pedestres.
 
Portanto, a nossa expectativa é que o prefeito entenda que o projeto que obriga a instalação dos temporizadores é um projeto justo, que atende o anseio da maioria da população cuiabana. Por esse motivo estamos esperançosos que o prefeito sancione o projeto e comece instalar os temporizadores.
 

Dilemário Alencar é vereador por Cuiabá.
Imprimir