Imprimir

Opinião

O apego ao cargo de bombeiro

Cynthia Lemos

Hoje quero convidá-lo a expandir a consciência sobre aqueles probleminhas que muitos de nós conhecemos: a falta de tempo e a falta de controle.
– Ufa! Conseguimos! Meu Deus, aqui todo dia estamos apagando incêndio!

Algumas posturas que observo de alguns líderes e empresários em certas sessões de coaching são comuns, principalmente daqueles que mais se queixam sobre a falta de tempo. Parece que, em sua busca por soluções, nada parece funcionar.
– Nossa empresa é diferente!

Quantas vezes já ouvi essa resposta de alguns líderes e empresas em treinamentos, principalmente quando o tema é sobre ferramentas para planejamento e gestão de prioridades.
– Essas ferramentas são bem legais, mas aqui nós não temos como aplicá-las, você não conhece, mas a nossa realidade é mais complexa!
No fundo estão dizendo:
– Não mexe aqui, não. A gente já sabe como funcionar desse jeitinho. Deixa a gente quietinho aqui.

Essa mania que a gente tem de valorizar aquela famosa frase do "eu mato um leão por dia" como simbologia de força.

O costume de só dar atenção a um problema quando ele atinge o nível de média-alta complexidade, pois quando é pequeno, quando é faísca não é digno de nossa atenção:
– Probleminha pequeno, ah, isso não é nada, deixa pra lá! Agora não temos tempo para isso.

Problemas de alta complexidade um dia foram "aquelas coisinhas pequenas" que você deixou para depois.
Coloque atenção nisso.

Se você vê a sua empresa matando um leão por dia, apagando incêndio, preste atenção nos problemas de baixa complexidade e em seus apegos:
– Somos diferentes.
– Isso não se aplica à nossa realidade.

Enquanto você continuar se achando o "diferentão", vai continuar parado, provavelmente consumido pelo fogo que tanto idolatrou.

Idolatrou? É, isso mesmo, preste atenção no seu apego ao cargo de bombeiro, à sua síndrome de super-herói que você pratica muitas vezes na sua empresa sem perceber.
Pense nisso, gere ações transformadoras!


Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras – para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos. Email: cynthia@grandy.com.br @GrandyDH
Imprimir