Imprimir

Opinião

90 anos da OAB Nacional

Leonardo Campos


Nesta quarta-feira (18) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil –  OAB Nacional completa 90 anos de existência e fundação. São nove décadas de árduo trabalho em favor da advocacia e da sociedade com participação decisiva nas principais mudanças políticas e jurídicas que ocorreram no país.
 
A OAB surgiu como resposta aos anseios de uma classe de advogados que estava sedenta por um Brasil no qual a justiça social, a cidadania, os direitos humanitários e o desenvolvimento fossem partes da realidade da nação. Foram esses propósitos e lutas que pavimentaram o fortalecimento da instituição até aqui.
 
Nós advogados e advogadas brasileiros, apesar dos desafios próprios de cada área de atuação, podemos exercer nossa profissão de forma confiante, porque temos a OAB que nos respalda, nos defende, nos orienta e dialoga constantemente de forma atenta às nossas demandas.
 
A OAB Nacional se transformou e consolidou em verdadeiro forte ao longo destes 90 anos. Teve papel fundamental na redemocratização, foi ouvida em seus anseios quando da elaboração da Constituição Federal de 1988, a advocacia foi reconhecida indispensável à administração da justiça, conforme estabelecido pelo Artigo 133. Dessa forma, o advogado e a advogada se consolidaram como indispensáveis ao serviço que cumpre a função social de afirmar e reafirmar o estado democrático de direito.
 
Enquanto advogado e presidente da OAB-MT, posso dizer com orgulho que fazer parte da Ordem é uma experiência de autoconstrução constante, porque a cada dia aprendo que pensar de forma coletiva, em nome da advocacia fortalece o sentimento de pertença e o entendimento do quão valioso é poder contribuir com a sociedade de forma democrática e com base em princípios valorosos.
 
Os 90 anos da OAB Nacional é um motivo de alegria para toda a sociedade, porque cada cidadão e cidadã pode ter certeza, que onde houver um advogado ou uma advogada, lá está a garantia efetiva do imperar da democracia e do estado de direito.
 
A OAB-MT, em nome de todos os advogados e advogadas de Mato Grosso parabeniza a OAB Nacional pelos 90 anos de existência e no sentimento de celebrarmos o jubileu da nossa grande casa, desejamos que a instituição permaneça atuante, sólida e pavimentando o caminho do presente e do futuro. Viva a OAB Nacional! Viva a Advocacia! Viva a Democracia!
 

Leonardo Campos é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso.
Imprimir