Imprimir

Opinião

Com razões para desistir, eu escolhi permanecer

Laura Neya Nogueira

Frente às incertezas geradas com a pandemia no mundo, eu também me vi cercada de dúvidas e preocupações. Tenho formação em odontologia e atuo há 20 anos no mercado, sendo 18 como empresária no ramo. De todos os altos e baixos do empreendedorismo, eu posso dizer que o primeiro semestre deste ano foi o mais desafiador.

Eu vinha de uma reforma de ampliação na minha clínica, pois visava um cenário econômico favorável, o que não aconteceu. Eu saí de 600 atendimentos por mês para 40. E somado a tudo isso, eu tinha que arcar com os custos da reforma e a folha de pagamento de 10 colaboradores, além da manutenção do espaço.

Os meses mais críticos foram abril e maio. O cenário era desolador. E cheguei a pensar que não seria possível seguir adiante. Mas eu tinha em mente que precisava manter o emprego dos meus colaboradores, pois ainda tinha esperança de que esta crise seria passageira. Tomei algumas medidas, tais como, dar férias e manter 50% dos profissionais atuando.

E continuar trabalhando foi uma crítica que recebi, embora estivesse tomando todos os cuidados sanitários. Mas eu sentia que estava no caminho certo quando chegavam pacientes com dores e, que já tinham percorrido outras unidades de saúde, pública e particular, e não haviam encontrado atendimento.

Aliás, os atendimentos de urgência e emergência foram as principais queixas no período. Sei que ainda estamos enfrentando a turbulência da pandemia, mas hoje sei que minha decisão de manter o atendimento foi assertiva, pois assim como na medicina clínica, que seguiu com os trabalhos respaldados com um protocolo minuncioso de prevenção, muito pacientes tiveram a saúde bucal afetada e precisavam de cuidados.

Na fase crítica de Covid na nossa capital, nenhum dos meus colaboradores ficaram doentes porque adotamos medidas rígidas internamente. Aos pacientes, foi ampliado o setor de triagem. Antes de ser atendido, cada paciente tinha a pressão aferida, fazia teste de glicemia e da temperatura corporal, além dos cuidados básicos de lavagem das mãos, uso da máscara facial e álcool em gel.


Acredito que não desistir me fez mais forte e para o futuro, eu prevejo dias melhores.


Laura Neya Nogueira é dentista, tem especialização em implantodontia, Disfunção Temporo Mandibular (DTM) e atende na Odonto Light Espaço Saúde, que está situada na rua Benedito Camargo, nº 448, esquina com a avenida Dante Martins de Oliveira (avenida dos Trabalhadores). A clínica também tem equipe de multiprofissionais que atuam em todas as áreas odontológicas: Ortodontia, Odontopediatria, Harmonizacao Orofacial, Periodontia, Endodontia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial,Prótese Dental e Estética Dental.
Imprimir