Imprimir

Opinião

Educação: base para uma sociedade melhor

Luciano Souza de Arruda

O Livro dos livros, a Bíblia, o Livro mais lido e vendido do mundo, em Provérbios 22:6 nos traz o seguinte texto: “Ensina o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. O texto de Provérbios de Salomão foi escrito em cerca de 900 Anos antes de Cristo, mas atualíssimo.

Quando era adolescente, em Cuiabá, Mato Grosso, no bairro CPA III, Setor I, na década de 80, eu e minha mãe, faxineira, saíamos às 5h da manhã em direção ao Centro Político Administrativo (CPA), onde ficam os órgãos do Estado em Mato Grosso, atravessávamos o bairro Morada do Ouro, que na época em seus arredores tinha muito mato, íamos a pé, pois o ônibus começava a circular às 5h30 da manhã. Eu, companheiro da minha mãe, a ajudava a limpar as dependências do extinto IPEMAT (Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso). O IPEMAT não existe mais, porém o prédio, sim. Hoje abriga os órgãos do Estado de Mato Grosso, tais como: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC, Universidade do Estado de Mato Grosso e outros órgãos do Estado de Mato Grosso.

Certa vez, ajudando a minha mãe a limpar o prédio do IPEMAT, lavando o vaso sanitário, ela me disse: “Luciano, estude, para que amanhã, seus filhos não façam o que você está fazendo aqui, lavando o vaso sanitário, não que isso seja indigno, mas você tem capacidade de fazer as coisas melhores do que eu e dar um futuro melhor para seus filhos”. Essas palavras me despertaram.

De lá para cá, incentivado pelas palavras da minha mãe já fiz: Teologia, Filosofia e Direito e Ciência Política. Pós-graduação: Advocacia Pública, Direito Penal e Processo Penal. Direito Administrativo e Processo Administrativo, Didática do Ensino Superior e alguns cursos de Gestão Pública. Tive o privilégio de Ministrar aulas de Direito na UNEMAT e UNED, agora UNEMAT. Sou Analista de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Mato Grosso perfil: Advogado. Veja que as palavras de motivação da minha mãe mudaram a minha vida. Sou prova disso.

Acredito piamente que a educação é uma das bases para uma sociedade melhor. Tenho uma filha de 14 anos e um filho de 8 anos, hoje consigo dar uma educação de qualidade para ambos. Minha mãe estava certa quando disse: “Estude… você pode dar um futuro melhor para seus filhos”. Mãe (In memoriam), obrigado, por ter acreditado em mim.

Meu sonho é ver o meu País, o meu Estado, especialmente meu município Cuiabá proporcionando uma Educação de Qualidade para todos.

 
LUCIANO SOUZA DE ARRUDA é professor e Servidor Público, advogado, filósofo, teólogo e cientista político. Facebook: filosofo atual   Instagran: proflucianoarruda
 
Imprimir