Imprimir

Opinião

Cada vez mais cresce o número de pessoas que se habilitam depois dos 40 anos

Aleciane Sanches

Tirar a Primeira Carteira de Habilitação não é mais um privilégio apenas dos jovens. Cada vez mais é crescente o numero de pessoa que depois dos 40 anos vem obtendo a Carteira Nacional de Habilitação.

É notório o quanto estas pessoas são admiradas pelos demais alunos que ainda no curso teórico de habilitação percebem o interesse e a vontade dos colegas em freqüentar as aulas e adquirir o conhecimento.

A maioria destes candidatos está longe dos bancos das escolas há muitos anos, mas isso não é motivo desencorajador para eles, pois a vontade de ter essa liberdade é ainda maior.

O encontro dos alunos com maior idade junto com os mais jovens é simplesmente enriquecedora, pois acaba agregando troca de informação, destrói barreiras, inibe preconceitos e todos aprendem que a idade não é obstáculo para adquirir conquistas.
A partir da obtenção da Carteira de Habilitação algumas distâncias deixam de serem problemas no dia a dia destas pessoas que precisam às vezes ter deslocamentos longos.

Importante dizer que não existe idade máxima para iniciar um processo de Primeira Habilitação, somente a mínima que é de 18 anos. Desde que o candidato esteja com condições físicas e psíquicas e for aprovado nos exames teórico e prático, poderá ser um condutor independentemente de qual momento esteja na vida.

Aleciane Sanches é Advogada, Professora de Trânsito e Membro da Comissão de Trânsito da OAB.
Imprimir