Olhar Conceito

Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Colunas

Cozinha contemporânea reúne várias tradições culinárias em um único prato

Autor: Davi Perez - Especial para o Olhar Conceito

13 Mai 2013 - 09:59

Atualmente ouve-se falar muito na “Cozinha Contemporânea”, mas em que ela consiste? Bem, essa é a culinária praticada nos grande centros urbanos e tem como principal característica a sua flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Sua origem está relacionada às tradicionais cozinhas que conquistaram o mundo: a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira. 

Coluna Da Cabeça pra Panela - Os sabores da Carne seca

Nela, permite-se reunir elementos de várias tradições culinárias num único prato, como é o caso da receita que apresento hoje, a “Rabada desfiada com soufflé de mandioquinha e brotos de agrião”. Assim como a Cozinha Contemporânea, este prato é criativo, fresco, multicolorido, cheiroso e alegre.

Uma das premissas é buscar o melhor de cada cultura e promover a adaptação com a praticidade exigida nos dias de hoje e às disponibilidades do mercado da estação e da região.
Praticar a Cozinha Contemporânea tornou-se possível com a distribuição global de produtos agrícolas e por causa do domínio tecnológico que o homem obteve na relação sobre clima e solo.

Este avanço permite encontrar produtos de origem longínqua em lugares nunca antes imagináveis. Alguns supermercados e empórios de Cuiabá acompanham esta grande demanda e tem se dedicado a importar produtos e ingredientes diferenciados e sofisticados.

Outro fator que contribui muito é o uso da tecnologia na cozinha, grandes chefs e restaurantes usam técnicas como o cozimento à vácuo ou "sous vide" em que alimentos como carnes e vegetais são acondicionados em embalagens plásticas com alta resistência térmica e submetidos a cozimentos tanto em forno combinado (que permite cozimentos a vapor) ou em termocirculador (aparelho que permite cozimentos com temperatura controlada) o qual garante retenção e manutenção do sabor, cor, textura, odor, nutrientes e da aparência dos produtos. Após este processo o alimento é imediatamente resfriado ou congelado este método permite maior validade sem adição de conservantes.

Os apreciadores da boa cozinha podem beneficiar-se deste avanço e obter condimentos, peixes, aves, leguminosas, carnes, frutas, produtos lácteos em qualquer época do ano. Por isso, a Cozinha Contemporânea é tão executada hoje no Brasil.

Comece a testá-la preparando a Rabada desfiada com soufflé de mandioquinha e brotos de agrião



Ingredientes da Rabada:

1kg de rabada
oléo de milho
2 cebola
1 dentes de alho
2 folhas de louro
salsinha a gosto

Ingredientes do Soufflé de mandioquinha

500 g de mandioquinha (batata baroa)
100 ml de creme de leite
2 ovos (claras e gemas separadas)
50 g parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto
brotos de agrião p/ finalizar

Preparo
Na panela de pressão refogue a rabada com uma cebola e o alho picado, acrescente o louro, cubra com água e após levantar pressão cozinhe por 40 minutos, resfrie e desfie. Em uma panela refogue a outra cebola cortada em julienne até dourar, junte a rabada desfiada refogue por 5 minutos. Desligue o fogo e misture a salsinha. Reserve.

Soufflé:
Cozinhe a mandioquinha com pouca água ate ficar macia,escorra,junte o creme de leite e as gemas e amasse para obter um purê liso, tempere com sal e pimenta, bata as claras em neve firme e acrescente ao purê misturando vagarosamente..

Montagem:
Em um aro de metal médio, coloque duas colheres da rabada, pressione um pouco para nivelar, cubra com o soufflé, salpique o queijo ralado e leve ao forno à 220 graus por 8 minutos,ou ate dourar, desenforme no prato de servir e decore com os brotos de agrião.

Quer dicas ou fazer sugestões? Contar o resultado? Envie e-mail para damape@hotmail.com



Comentários no Facebook

Sitevip Internet