Atualmente ouve-se falar muito na “Cozinha Contemporânea”, mas em que ela consiste? Bem, essa é a culinária praticada nos grande centros urbanos e tem como principal característica a sua flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Sua origem está relacionada às tradicionais cozinhas que conquistaram o mundo: a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira.
Coluna Da Cabeça pra Panela - Os sabores da Carne seca
Nela, permite-se reunir elementos de várias tradições culinárias num único prato, como é o caso da receita que apresento hoje, a “Rabada desfiada com soufflé de mandioquinha e brotos de agrião”. Assim como a Cozinha Contemporânea, este prato é criativo, fresco, multicolorido, cheiroso e alegre.
Uma das premissas é buscar o melhor de cada cultura e promover a adaptação com a praticidade exigida nos dias de hoje e às disponibilidades do mercado da estação e da região.
Praticar a Cozinha Contemporânea tornou-se possível com a distribuição global de produtos agrícolas e por causa do domínio tecnológico que o homem obteve na relação sobre clima e solo.
Este avanço permite encontrar produtos de origem longínqua em lugares nunca antes imagináveis. Alguns supermercados e empórios de Cuiabá acompanham esta grande demanda e tem se dedicado a importar produtos e ingredientes diferenciados e sofisticados.
Outro fator que contribui muito é o uso da tecnologia na cozinha, grandes chefs e restaurantes usam técnicas como o cozimento à vácuo ou "sous vide" em que alimentos como carnes e vegetais são acondicionados em embalagens plásticas com alta resistência térmica e submetidos a cozimentos tanto em forno combinado (que permite cozimentos a vapor) ou em termocirculador (aparelho que permite cozimentos com temperatura controlada) o qual garante retenção e manutenção do sabor, cor, textura, odor, nutrientes e da aparência dos produtos. Após este processo o alimento é imediatamente resfriado ou congelado este método permite maior validade sem adição de conservantes.
Os apreciadores da boa cozinha podem beneficiar-se deste avanço e obter condimentos, peixes, aves, leguminosas, carnes, frutas, produtos lácteos em qualquer época do ano. Por isso, a Cozinha Contemporânea é tão executada hoje no Brasil.
Comece a testá-la preparando a
Rabada desfiada com soufflé de mandioquinha e brotos de agrião
Ingredientes da Rabada:
1kg de rabada
oléo de milho
2 cebola
1 dentes de alho
2 folhas de louro
salsinha a gosto
Ingredientes do Soufflé de mandioquinha
500 g de mandioquinha (batata baroa)
100 ml de creme de leite
2 ovos (claras e gemas separadas)
50 g parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto
brotos de agrião p/ finalizar
Preparo
Na panela de pressão refogue a rabada com uma cebola e o alho picado, acrescente o louro, cubra com água e após levantar pressão cozinhe por 40 minutos, resfrie e desfie. Em uma panela refogue a outra cebola cortada em julienne até dourar, junte a rabada desfiada refogue por 5 minutos. Desligue o fogo e misture a salsinha. Reserve.
Soufflé:
Cozinhe a mandioquinha com pouca água ate ficar macia,escorra,junte o creme de leite e as gemas e amasse para obter um purê liso, tempere com sal e pimenta, bata as claras em neve firme e acrescente ao purê misturando vagarosamente..
Montagem:
Em um aro de metal médio, coloque duas colheres da rabada, pressione um pouco para nivelar, cubra com o soufflé, salpique o queijo ralado e leve ao forno à 220 graus por 8 minutos,ou ate dourar, desenforme no prato de servir e decore com os brotos de agrião.
Quer dicas ou fazer sugestões? Contar o resultado? Envie e-mail para
damape@hotmail.com