Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Coluna Dicas de Saúde: Asma

Poucas doenças tem causado tanta confusão quanto a asma, doença cuja característica mais marcante é a sibilância (chiadeira) no peito do portador, a falta de ar associada, com dificuldade de SOLTAR o ar, e mais das vezes um fator desencadeante de crises, bem demarcado, um alergéno.

De alta morbidade, sinônimo de sofrimento, exige muito dos acometidos, crianças ou adultos, e leva a família a sofrimento importante, estando sua incidência em Ascenção mundial e sua mortalidade idem. Confunde-se com sinusopatias crônicas, obstruções e infecções de vias aéreas superiores, pneumonias aspirativas ou não, tuberculose e muito mais. Temos
sempre de fazer o diagnostico diferencil com Doença do Refluxo gastro esofageano-laringeo.

O importante é um diagnóstico precoce, preciso, e tratamento de choque. Atualmente as intervenções imunológicas com drogas como corticosteróides são de primeira escolha, especialmente em crianças. As vacinas preventivas e e imunoreguladoras tem sua indicação, sendo necessária a investigação pontual, caso a caso.

Fica o alerta, crise de asma é sempre grave, mas asma é doença crônica que pode com o tempo amainar ou desaparecer, mas deve ser assumida pela família, como tal grave sempre.
Sitevip Internet