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Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Colunas

7 dias da semana, 7 pílulas de moda





Para começar de um jeito bom e útil, resolvi dar uma “geralzona” nos últimos acontecimentos da moda com 7 textos “pílulas”, um para cada dia da semana!

Caindo nas graças da internet

A papisa da moda nacional, Constanza Pascolato, finalmente se rendeu e a convite do e-commerce Shop2gether lançou seu site, um espaço onde publica conteúdo informativo com seu olhar apurado e língua afiada.

Jeitinho Mineiro

Aconteceu de 9 a 12 de abril, o Minas Trend / Verão 2013-14, evento de moda de Belo Horizonte. A moda mineira se destaca no cenário nacional pela forte identidade de seus designers,muito ligada ao trabalho artesanal e manual. Por serem criações de modaricas em detalhe e rebuscadas, a moda mineira é voltada geralmente para artigos de festa. 




Falando em trabalho manual...

O ofício de artesão se extingue cada vez mais com a industrializaçãode produtos em massa. Só quem conhece a riqueza e o primor de trabalhos artesanais, sabe o quão valioso ele é, portanto torna-se objeto de luxo. Talvez ele seja o elemento chave que diferencia a Alta Costura do Prêt-à-porter. É um ofício praticado há anos e gerações por profissionais que na maioria das vezes já possuem idade suficiente para se aposentar, trazendo preocupação das grandes maisons de alta costura, já que os novos profissionais e estudantes preferem o brilho da passarela ao anonimato do atelier. Leia mais: bit.ly/15pgKW4



Marcas brasileiras em Paris

A loja de departamentos francesa “Le BonMarché” faz sua homenagem ao Brasil levando do dia 10 de abril até 22 de junho, 120 marcas brasileiras que tomarão o espaço da loja numa açãochamada “Le BrésilRiveGauché”. Dentre as marcas estão Melissa, Osklen, Adriana Barra, Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço e Granado, nomes representativos do nosso mercado nacional. É "Brésil" pra gringo ver! 

Salvem a moda brasileira

No dia 28/03, a moda brasileira perdeu um pedaço de quem a abrilhantava, um pedaço de quem ajudou a construir a sua história, com a morte da estilista ClôOrozco. Clô é fundadora da marca HuisClos e sempre foi símbolo de intelectualidade e elegância. Há algum tempo, a marca passava por dificuldades financeiras e esse pode ser um dos indícios da depressão da estilista, que acabou por seu suicídio. O site “Chic” de Glória Kallil publicou um texto de pedido de salvação da moda brasileira em homenagem a Clô. Vale a pena ler:bit.ly/13AS78O

Por debaixo dos panos

Os diretores da GEP empresa que detém as marcas Emme, Cori e Luigi Bertolli e representa a grife GAP no Brasil foram intimados a prestar depoimento na Assembleia Legislativa de SP nesta última quarta (17), por flagrante de trabalho escravo dentro das confecções. Trabalhadores bolivianos foram encontrados vivendo em condições análogas a escravos, com jornada de trabalho exaustiva e acúmulo de dívidas com transporte e moradia, já que vieram aliciados da Bolívia para o Brasil. A “Repórter Brasil” vem acompanhando várias denúncias de trabalho escravo na indústria têxtil brasileira.  bit.ly/Z6ekHU


Nostalgia no Fashion Rio

A marca Apoena fez homenagem à Turma da Mônica com sua coleção de verão 2014 apresentada no segundo dia do Fashion Rio.Estampas e cartela de cores foram retiradas dos arquivos do criador dos personagens, Maurício de Sousa, que possui materiais desde 1963. Maurício esteva presente como convidado na fila A do desfile.bit.ly/YtK1XS





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