Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre hábitos prejudiciais à sua saúde bucal

Arquivo Pessoal

1- escovar os dentes com muita força

A força não garante dentes mais limpos e pode causar. Retração gengival e desgaste do esmalte dentário causando assim, maior sensibilidade dentária. Devemos escovar os dentes de forma suave e escova macia.

2- consumir em excesso alimentos e bebidas ácidas

Alimentos ácidos desgastam os dentes. Como por exemplo: refrigerantes, sucos cítricos ,vinho etc. Uma dica legal : use canudo! Ele evita um maior contato com a superfície dos seus dentes. Escovar os dentes em um meio ácido, pode contribuir ainda mais para o desgaste da camada de esmalte. Se esses alimentos forem consumidos, espere pelo menos 30 minutos para só depois escovar os dentes normalmente.

3- ranger os dentes

Ao longo do tempo, o ato de ranger os dentes, também conhecido como bruxismo, contribui para o desgaste dos tecidos dentários, fazendo com que o paciente necessite futuramente de restaurações. Essa ação geralmente ocorre em pessoas estressadas, ansiosas, ou com problemas de oclusão. O bruxismo é também muito comum em crianças e geralmente desaparece na adolescência.

4- consumir bebidas alcoólicas

O álcool causa o ressecamento da boça diminuindo a quantidade de saliva, que é uma protetora natural dos seus dentes. Quem ingere álcool é mais susceptível a ter problemas como cárie e câncer de boca.

5-fumar cigarros

Além de deixar os seus dentes amarelados ele causa inflamação gengival, causa doenças periodontais, mau hálito e é um fator predisponente para o câncer de boca.

6- não escovar os dentes e passar fio dental corretamente

As bactérias que nos naturalmente temos, se não forem removidas, elas se acumulam na superfície dos dentes, penetram no sulco gengival e causam inflamações.

7- usar palitos para limpar os dentes

O palito pode machucar a gengiva além de não tirar todos os fragmentos de alimentos que ficam entre os dentes, pois não consegue acesso pelas paredes interproximais dos dentes, diferente do fio dental .

8- chupar dedo

Prejudica o correto crescimento e desenvolvimento das estruturas orais e faciais, atrapalhando na mastigação, fala, deglutição e respiração da criança.

10- roer unhas


Roer unhas pode ser um hábito difícil de abandonar. Crianças ou adultos que riem unhas podem fraturar, lascar ou desgastar os dentes anteriores por causa do estresse causado pelo hábito.

11- usar receitas caseiras para clarear os dentes

É comum que muitas pessoas tentem clarear os dentes com métodos caseiros, mas eles podem ser perigosos.

12- morder alimentos duros

Neste caso o risco está na fratura. Não é pelo fato de os dentes serem muito resistentes que devemos abusar de sua força mordendo balas duras, gelo ou ossos de galinha por exemplo.
Fraturas ou perdas dentárias podem gerar disfunções importantes.

13- apoiar o telefone no ombro enquanto fala

Esse é um hábito bastante comum, especialmente para quem trabalha muito ao telefone. Ao apoiar o telefone no ombro, você pressiona a mandíbula e contrai a região da articulação temporomandibular, gerando dor e desconforto.

14- usar os dentes para abrir embalagem

Isso pode causar fraturas e desgastes dentários. Seus dentes foram feitos para cortar alimentos e não para abrir embalagens.

15- mastigar apenas de um lado

Muita gente faz isso, mas não percebe. Quem tem esse hábito poderá ao longo dos anos ter problemas de oclusão e dores na articulação da boça, devido ao desgaste dentário apenas de um lado.

16- apoiar o queixo na mão

Essa posição inadequada acaba gerando mais pressão em sua mandíbula, causando dores na articulação temporomandibular.

Fonte: curiosidades profissãodentista.com

--

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.



Comentários no Facebook

Sitevip Internet