Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã Dentista fala sobre gravidez, cuidado pre natal e saúde bucal

Arquivo Pessoal

Atualmente sabe-se da importância do tratamento preventivo da criança a partir mesmo da gravidez, aumentado assim as chances do bebe ter uma boa saúde bucal.

O melhor conselho que se pode dar a uma mulher que esta pensando em engravidar é ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida.

Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam dos cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário de fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação.

Existem crenças ,receios e resistências que dificultaram o cuidado com a saúde bucal durante a gestação, e, ainda hoje, confundem pacientes e profissionais. A atenção é indicada e necessária e, com certas precauções, o tratamento é totalmente protegido.

Os estudos revelam que um grande numero de mulheres tem gengivite durante a gravidez, com acumulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva.

É sempre bom marcar uma consulta ao dentista entre o quarto e sexto mês de gravidez, porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança.

Na maior parte dos casos, radiografias, anestésicos dentais, medicações contra a dor e antibióticos, não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente necessários. Além disso, sentar-se em uma cadeira de dentista nos últimos três meses de gestação pode ser algo muito desconfortável.

Ao contrario do que muita gente diz, a gestação não esta diretamente relacionada à caries, perda de dentes e enfraquecimento dos dentes devido à perda de cálcio, sendo esses alguns mitos em relação à saúde bucal da gestante.
O descuido com a higiene oral também pode ocorrer devido ao enjoo que os cremes dentais podem provocar nessas pacientes durante as escovações.

Existem evidencias que sugerem a existência de uma relação entre os problemas gengivais e os nascimentos prematuros e de bebes que nascem com peso abaixo do normal.

Por esses motivos é importante o pré-natal odontológico priorizando a saúde bucal da gestante e a prevenção do bebe. Os hábitos saudáveis de higiene bucal e uma boa alimentação devem ser adotados desde a gravidez, pois o nível de saúde bucal da mae tem relação com a saúde bucal da criança e etal ligadas diretamente a uma boa saúde geral.

fonte: informações sobre higiene bucal - colgate

--

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.


Comentários no Facebook

Sitevip Internet