Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Literatura

alunos escritores

Projeto permite que alunos produzam seus próprios livros e jornais

A capa do livro

A capa do livro "Conta aí parceiro!"

Este ano o Oficina do Texto comemora 13 anos e mais de um milhão de livros produzidos. O projeto da Positivo Informática proporciona à alunos do ensino médio e fundamental a possibilidade de produzir livros, jornais e tê-los impressos. A ação tem o objetivo de estimular a imaginação e a produção de textos de uma maneira diferenciada.

Nesta edição o tema traz as histórias “Caixalote, uma baleia em perigo!” e “A Longa Viagem do Rio”, “Uma Viagem no Tempo” e “Conta aí, parceiro!”, todas baseadas em sustentabilidade e formação de identidade.

De acordo com Luca Rischbieter, consultor pedagógico do Portal Educacional, um dos portais de educação criados e mantidos pela Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, “As Oficinas do Texto representam uma ferramenta importante e divertida para trabalhar não só a escrita, mas também vários conteúdos curriculares e transversais que fazem parte da rotina de todas as escolas”.

Em homenagem o Ano Internacional de Cooperação Água estão “Caixalote, uma baleia em perigo!” e “A Longa Viagem do Rio”. A primeira conta a história de uma baleia criada com caixa de papelão pelo artista Daniel Cabral, especialista em usar sucata para compor cenários e personagens. Já na última o cartunista e escritor Ziraldo propõe aos alunos uma viagem por um rio – real ou imaginário – que permita conhecer e refletir sobre as diversas paisagens que envolvem os rios de nosso país e as ações do homem sobre a natureza.

No jornal “Uma Viagem no Tempo” os alunos terão a oportunidade de reescrever fatos históricos, a vida de personalidades e mudar as manchetes dos jornais. E ainda tem a oportunidade de continuar o conto de Leo Jaime “Conta aí, parceiro!”.

A Positivo Informática é uma fabricante brasileira de computadores interessada em promover serviços e conteúdos em língua portuguesa. A empresa tem fábricas localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet