Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

edição e publicação

Curso gratuito orienta novos escritores mato-grossenses a como tornar sua literatura rentável

Foto: Reprodução

Curso gratuito orienta novos escritores mato-grossenses a como tornar sua literatura rentável
Depois de dedicar todo o esforço e criatividade na produção de um livro, os novos escritores se vêem com um grande problema em mãos: como publicá-lo? É certo que o ‘amor pela literatura’ move os apaixonados que se expressam pelas palavras, mas é preciso fazer disso um negócio rentável. E é por isso que a Prof. Dra. e produtora cultural Naine Terena decidiu criar o curso “Cadeia criativa da literatura – o escritor criativo”, que começa em fevereiro.

Leia mais:

Sarau de boas-vindas na UFMT tem apresentação circense e lendas indígenas
Escritor que vende livros em Chapada já trabalhou em fábrica de armas nos EUA e na construção da transamazônica

A oficina é online, e o objetivo é refletir e auxiliar os escritores empreendedores de Mato Grosso a divulgar seu trabalho. Contemplada pelo edital de Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura (Fundação Biblioteca Nacional), o curso é gratuito para maiores de 16 anos que moram em Mato Grosso, e tem 40 horas de duração.

Para preparar o curso, Naine entrevistou e pesquisou diferentes eventos e grupos culturais. A proposta em si surgiu em suas últimas experiências com economia criativa: "Vivenciei num curso de capacitação em economia criativa os questionamentos de alguns escritores sobre o desempenho desse segmento na cadeia produtiva. As perguntas se relacionam a como tornar a literatura um produto rentável? será possível emplacar a obra no cenário local? o que o escritor empreendedor pode fazer para dar visibilidade a sua obra?", afirma.

Dentre os entrevistados que passarão suas experiências está Daniel Munduruku, de Belém (PA) mas que mora em São Paulo. Nos últimos anos, ele participou de Feiras e eventos internacionais como a Feira de Frankfurt 2013 e no Salão do Livro de Paris, ocorrido em 2015, e na oficina faz uma análise, do ponto de vista de escritor, sobre o cenário nacional e as editoras nacionais.

Neusa Baptista, de Mato Grosso, também participa falando sobre sua obra “Cabelo ruim”. Além disso, Ramon Carlini e Maria Teresa Carrión Carracedo, proprietários de duas das maiores editoras do estado de Mato Grosso, falam sobre o mercado e também, as políticas públicas de Mato Grosso.

Segundo a assessoria, a oficina é autoinstrutiva. O participante pode explorar todo o conteúdo e fazer uma das atividades propostas, e depois apresentar o resultado para os outros participantes, tudo dentro da plataforma. O curso ficará aberto durante dois meses, em fevereiro e março de 2016.

Além de aproveitar todo o conteúdo, os participantes podem enviar um texto de até uma lauda caso queira a sugestão, dicas ou opiniões a respeito de sua produção. Este texto será lido por um escritor convidado.

São oferecidas 20 vagas no total, e cada participante ganhará um certificado de 40 horas. As inscrições podem ser feitas através do email: imprensaprojeto@gmail.com. Os interessados devem enviar: nome completo, idade, cidade onde mora, telefone e e-mail para contato. Mais informações AQUI. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet