Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

na SEMA

Espécies de árvores do estado são catalogadas em livro para ajudar produtores, engenheiros e agrônomos

Espécies de árvores do estado são catalogadas em livro para ajudar produtores, engenheiros e agrônomos
Um livro criado por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA) reúne as espécies arbóreas dos biomas de Mato Grosso (Cerrado, Pantanal e Amazônia). “Flora Arbórea de Mato Grosso - Tipologias vegetais e suas espécies” surgiu de um trabalho de pesquisa e com o objetivo de produzir um material de referência para produtores, engenheiros florestais, ambientais, biólogos, agrônomos e Analistas de Meio Ambiente.

Leia mais:
Projetos de histórias em quadrinhos contempladas pela SEC são lançados no próximo mês

De acordo com os autores, a ideia era organizar as informações das espécies arbóreas por tipologia vegetal que ocorrem no Estado para orientar profissionais e produtores na elaboração de projetos de restauração de áreas degradadas, manejo florestal, estudos de impacto ambiental, entre outros documentos técnicos importantes para a emissão de autorizações ambientais.

“Neste livro foram reunidas todas as informações disponíveis sobre as espécies arbóreas, levantadas 26.299 amostras de ocorrências em Mato Grosso; 2.191 espécies identificadas em 14 herbários, 61 artigos científicos e 27 estudos ambientais. O livro ainda trás dois encartes: o Mapa de Vegetação e o Mapa de Biomas e Municípios do Estado de Mato Grosso”, comenta Elton Antonio Silveira, um dos autores do livro, mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e coordenador de Conservação e Restauração de Ecossistemas da Sema.

Também são autoras do livro a Doutora em Biologia Vegetal, Hélida Bruno Nogueira Borges e Ligia Nara Vendramin mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

O livro começou a ser elaborado em 2011, quando Dra. Hélida observou, a partir de informações contidas em solicitações e relatórios ambientais, a dificuldade dos consultores em definir as espécies arbóreas. Assim, decidiu facilitar o acesso à informação e apoiar o aprimoramento de projetos e análises ambientais, reunindo neste livro o material mais confiável sobre a ocorrência das espécies arbóreas por tipologia vegetal de MT.

Os interessados no livro, podem procurar a Coordenadoria de Conservação e Restauração de Ecossistemas da Sema e falar com Hélida, Ligia ou Elton, pelos telefones (65) 3613 7327 ou (65) 3613 7351.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet