Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | TV

Aposentado processa TV japonesa por usar muitas palavras estrangeiras

Um cidadão japonês reivindicou uma indenização à televisão pública japonesa NHK de 1,41 milhões de ienes (R$ 31,7 mil), por sentir "angústia emocional" com o uso excessivo de palavras estrangeiras em seus programas, o que o impede de entender os conteúdos, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Hoji Takahashi, um aposentado de 71 anos, apresentou o processo na terça-feira passada perante um tribunal da cidade de Nagoya, segundo a imprensa local.

De acordo com o requerimento, Takahashi considera que a emissora NHK usa frequentemente vocábulos não japoneses em seus programas, por isso considera que os espectadores de mais idade, que não estudaram outros idiomas no colégio, são incapazes de compreender o seu significado.

Por exemplo, denuncia o uso de toraburu (forma japonesa para a palavra inglesa trouble, "problema" ou "problemas" em português) e kea (do inglês care, "cuidar" ou "cuidado" em português), apesar de existirem alternativas simples no idioma japonês.

"Tentei ligar para a NHK por este motivo, mas não houve resposta, portanto decidi levar o caso aos tribunais. Quero que a emissora leve em conta que existem espectadores mais velhos, como eu, na hora de preparar seus programas", explicou o aposentado à agência "Kyodo".

O homem admitiu que o fenômeno não é exclusividade dessa emissora, mas que dada a ampla cobertura e o caráter público da "NHK", quis fazer "uma advertência" sobre o aumento do "menosprezo" em relação aos telespectadores japoneses.

Representantes da emissora pública japonesa se negaram a falar sobre o processo e disseram que o departamento jurídico da empresa está estudando minuciosamente o conteúdo da ação.

Takahashi é o líder de um grupo chamado "Nihongo wo Taisetsunisuru Kai" ("Associação sobre a Importância do Uso do Japonês").

O homem reivindica 1,41 milhões de ienes em indenizações, pois, segundo o código civil japonês, toda disputa que envolva um montante como esse ou maior deve ser instruída por tribunais superiores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet