Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

projetos

Depois de mostrar 'novo lado' com a Orquestra, Lorena anuncia novo EP e show em homenagem ao samba

Foto: Luzo Reis

Lorena Ly em apresentação com a Orquestra Sinfônica da UFMT

Lorena Ly em apresentação com a Orquestra Sinfônica da UFMT

Neta de seresteiro, de uma família de mulheres cantoras e homens músicos, com uma vida dedicada à música, a cuiabana Lorena Ly ainda tem muito a oferecer. Prova disso foi o desafio aceito, na última apresentação com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT), quando apresentou a música “Conversando no Bar”, composta por Milton Nascimento e interpretada por Elis Regina, além de seus singles ‘O vento e a Flor’ e ‘Serafim’. De acordo com a cantora, essa foi a oportunidade que teve de mostrar suas outras facetas, afinal, ‘Lorena Ly não é só samba’.

Leia mais:

Lorena Ly divide tempo entre gravações do The Voice e turnê em casas de Cuiabá

A apresentação foi há quase um mês, mas a artista não parou. Na última sexta-feira (10) participou da gravação do DVD de Henrique Maluf e Cerrado Groove, e já anunciou o lançamento de um EP ainda este ano. No segundo semestre, promete também duas apresentações marcantes: um dueto com seu marido e produtor musical Joelson Santana e um show de Homenagem ao Samba, com convidados.

Lorena canta desde os treze anos, e começou em um grupo de louvor da Igreja. Já mais velha, começou a se interessar por outros tipos de música, dedicando-se ao samba durante grande parte da vida. De 2010 a 2015, integrou o time da Cia Sinfônica, quando trabalhou e conheceu o maestro Fabrício Carvalho, responsável pelo convite para o show ‘A nova música nova’ no Teatro da UFMT.

“Já tinha feito evento com a Orquestra da Cia, mas nada comparado com a Orquestra da UFMT, com mais músicos, enfim. (...) Foi há uns três meses, a gente marcou uma reunião, ele mostrou o projeto, e aí eu topei na hora. Experiência nova, né? Mesmo trabalhando com a Cia Sinfônica é uma oportunidade totalmente diferente. Ter uma música sua tocada por uma grande orquestra é incrível”, declarou a cantora em entrevista ao Olhar Conceito.

Segundo Lorena, a diferença do arranjo faz com que a música seja totalmente nova. E para ser ‘nova’, também, foi que ela optou por duas músicas de seu EP e uma que nunca tinha cantado. A sugestão de “Conversando no bar” foi de Joelson em resposta a uma provocação do maestro.

“A gente fez uma reunião com todos e aí o Fabrício meio que deu essa provocada: escolha uma música que você quer passar uma mensagem. E aí a gente chegou em casa, e ele [Joelson] tinha me mostrado essa música da Elis, e eu nunca tinha cantado. Falei ‘é essa’. Porque é uma música que fala de orquestra, ela fala do caso da Panair do Brasil, caso que teve há muitos anos, sobre política, relacionamento com as pessoas... cotidiano da vida mesmo”, explica.


Lorena cantando 'Conversando no Bar', de Milton Nascimento


As duas outras canções, “O Vento e a Flor” e “Serafim” fazem parte do projeto pessoal de Lorena. Em março, ela lançou o primeiro single já com videoclipe (veja AQUI) e o segundo será lançado já em julho. A ideia é fazer produções audiovisuais que serão publicadas online a cada três meses. “Não tenho essa certeza do álbum [físico], eu acho que facilita essa questão de lançar single, já que o CD hoje em dia não se vende tanto, acho que a internet ta aí pra ajudar”. 

Apesar do ‘novo lado’, apresentado no concerto, Lorena não abandonou o samba. E em 2016, ano em que se comemora o centenário do estilo musical, ela prepara uma surpresa. Em setembro, mas ainda sem data certa, se apresenta no Teatro Zulmira Canavarros com um show em homenagem à data. O “Espetáculo do Samba” terá diversas participações, e relembra o primeiro samba lançado, “Pelo telefone”, de Donga, em 1916.


Lorena Ly (Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto)

Um mês antes, em agosto, ela se une a Joelson Santana para um dueto no Teatro da UFMT. Também sem data ainda, o show promete agradar o público fiel. “A gente quer atingir o público que a gente sempre atingiu, que foi a galera do chorinho, que ia para escutar música popular brasileira, Chico Buarque. Teremos músicas inéditas também do EP”, conta Lorena.

Além da agenda recheada, que conta também com apresentação no circuito multicultural da Expoagro no próximo dia 05 de julho, Lorena pretende apostar na composição. Mas este é um projeto para o próximo ano. “Não é fácil se definir como compositora tendo tantas coisas pra falar”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet