Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

TRT-MT

'Mostra de Cinema e Direitos Humanos' apresenta seis filmes na UFMT nesta semana

Foto: Reprodução / Ilustração

'Mostra de Cinema e Direitos Humanos' apresenta seis filmes na UFMT nesta semana
Seis filmes, quase todos documentais e ligados a temática dos Direitos Humanos serão exibidos a partir desta quarta-feira (27) no Auditório do Museu Rondon da Universidade Federal de Mato Grosso. A ‘Mostra de Cinema e Direitos Humanos’ é organizada pela Comissão de Diversidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso.

Leia mais:
TRT de Mato Grosso cria game para reforçar combate ao trabalho infantil

O evento tem apoio do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT e vai abordar temas relacionados a respeito e inclusão social. A realização faz parte de uma iniciativa do TRT desenvolvida em prol da Política de Gestão da Diversidade e Inclusão.

De acordo com a assessoria, a ideia é promover a inclusão e igualdade de oportunidades e tratamento aos membros de grupos discriminados por sua cor, raça, etnia, origem, sexo, deficiências, idade, crenças, orientação sexual e outros.

Confira a programação da mostra:


Quarta (27) - 19h30 – Félix, o Herói da Barra (longa-metragem) – Fundador da comunidade de Barra de Aroeira (TO), Félix seria um ex-escravo que teria lutado na guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II uma grande extensão de terras pela sua atuação no conflito. A perda do documento real gerou um conflito, pela posse das terras que já dura mais de 50 anos.

Quinta (28) - 19h30 – 500 (longa-metragem) - Os bebês roubados pela Argentina – Durante a ditadura militar na Argentina, foram sequestrados bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio. O grupo “Avós da Praça de Maio” criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues.

Sexta (29) - a partir das 15h:

– Abraço da Maré (curta metragem) – No meio da atribulação de um centro urbano, cinco pessoas vivem na mais pura sintonia entre a natureza e a cidade. Do asfalto ao mangue, o curta-metragem documental “Abraço de maré” traz para a tela a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi...

– O Muro é o Meio (curta metragem) – Aborda pichações de protesto gravados nos muros da Universidade Federal de Sergipe. São gritos de revolta pela falta de segurança no Campus, estrutura e qualidade de ensino. As pichações são mostradas como formas de indignação, reivindicação e também de comunicação contra a apatia das paredes brancas que abafam os conflitos socioculturais.

– Do meu lado (curta metragem) – As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.

Sexta (29) - às 19h30 – Porque Temos Esperança (longa-metragem) – Mostra a jornada de uma mulher pernambucana e a sua rejeição para tudo aquilo que parece não ter jeito. Vivendo profundos dilemas na vida pessoal e na tentativa de reconstruir outras vidas, ela inicia uma trajetória pelos presídios de Recife, na intenção que pais reconheçam seus filhos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet