Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

lançamento dia 9

Biografia de Osvaldo Sobrinho mostra recorte sócio-econômico de Mato Grosso

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Biografia de Osvaldo Sobrinho mostra recorte sócio-econômico de Mato Grosso
Uma biografia de Osvaldo Sobrinho será lançada na próxima terça-feira (9), no Sesc Arsenal, às 19h. Escrito pelo jornalista Oscar Ramos Gaspar, o livro fala sobre essa figura proeminente de Mato Grosso. “Osvaldo Sobrinho: Com Toda Educação’ é um recorte sobre o panorama socio-econômico desse período, sempre tendo como referência o papel que o biografado desempenhou”, explica o jornalista.

Leia mais:

Primeiro de uma coleção de 86 relatórios da trajetória de Rondon está disponível para download

Osvaldo foi formado em economia, estudos sociais e direito, e começou sua carreira como professor na escola Couto Magalhães, em Várzea Grande. Além de lá, trabalhou na Escola Estadual ‘Pedro Celestino’ e na Escola Técnica Federal. Assumiu, aos 26 anos, a Delegacia Regional de Educação e Cultural de Cuiabá.



Ele também foi eleito deputado estadual em 1978 pela Arena, reeleito em 1982 pelo PMDB, e eleito novamente em 1986, como deputado federal. Osvaldo também foi secretário estadual de educação, senador e governador interino.
O livro sobre sua vida surgiu através de uma ideia do atual deputado estadual Wilson Santos, amigo de infância de Oscar Ramos e primo de Osvaldo Sobrinho. “Vários encontros e muitas conversas venceram a resistência inicial de Osvaldo”, contou o autor.



De acordo com a assessoria, Oscar passou três anos trabalhando com a ideia, pesquisando com a ajuda de Luciana Marshall Rocha e escrevendo. “Espero que o livro, que não se arvora a ser mais que uma biografia, seja uma janela, um aceno instigante, para que pesquisadores da academia se dediquem a estudar, nas mais diferentes abordagens, a ocupação do chamado Nortão de Mato Grosso, em especial, e a história da Educação no estado, para ficar em dois temas que certamente renderiam importantes estudos”, explicou o autor.

Oscar nasceu no Paraná e em 1975 mudou-se para Cuiabá como correspondente do Estadão. Hoje vive em Campo Grande. Já trabalhou na Veja, no Diário de Cuiabá e em outros veículos.

Serviço

Lançamento da biografia “Osvaldo Sobrinho: com toda a educação”
Data: Terça-feira, 9 de agosto
Horário: Das 19h às 21h30
Local: Salão nobre do Sesc Arsenal
Endereço: Rua Treze de junho, s/n Centro Sul, Cuiabá – MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet