Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Entrada Gratuita

Transformação cultural e social: Praça da Mandioca é retratada em curta metragem

Foto: Reprodução

Transformação cultural e social: Praça da Mandioca é retratada em curta metragem
O ‘timing’ não podia ser mais exato. A fagulha de pensamento, que ela materializou no caderninho de ideias particular, parece até sinal da entidade ‘sincronicidade’ que apontava na vida da ainda estudante de radialismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Patrícia Ribeiro fez da vontade maior que a dificuldade e produziu seu documentário praticamente na unha. Nesta quarta-feira (21), o curta metragem “Mandioca Square” vai pra tela do Sesc Arsenal, a partir das 19h no projeto “Mostra de Cinema Guaná” contando o processo de transformação de um dos pontos mais frequentados de Cuiabá na atualidade. Entrada gratuita.

Leia mais:
Deputado Jean Wyllys divulga documentário de jornalista de Cuiabá sobre prostituição

Do velho ao novo. A diretora Patrícia Ribeiro capta a transformação da Praça da Mandioca, localizada no Centro Histórico de Cuiabá, tomando como ponto de partida pessoas. No cenário pós Copa do Mundo, o local antes frequentado pela velha guarda da capital, ainda marginalizado, se metamorfoseia por meio de um processo de aculturação intenso.

“Eu tinha várias ideias no meu caderninho para colocar em prática, quando chegou a hora de realizar o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) escolhi fazer sobre a praça justamente pelo processo de ocupação do Centro Histórico, uso do espaço público na valorização da cultura”, explica Patrícia. A cineasta ainda comenta o momento de transformação da identidade da Praça da Mandioca por meio da ‘aculturação’, que é a troca de experiências entre indivíduos que resulta em novas manifestações culturais, como mais um motivo para realizar o documentário.

As dificuldades para que a ideia saísse do caderninho foram inúmeras. Com uma equipe de três, Patrícia conseguiu apoio de amigos, da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), do Cineclube Coxiponés para as gravações.

“O som foi feito pelo Everton Golveia com quem eu já tinha uma proximidade e intimidade. O Rafael Irineu me foi apresentado pelo professor Moacir para fazer a fotografia do filme, a partir daí fui explicando para ele o que eu queria e as coisas foram acontecendo. Tive que comprar cartão de memória, HD, tudo do bolso. Apesar de tudo dá pra encontrar meios de fazer, tem que ser na raça mesmo, se ficar pensando muito não faz”, diz a diretora.

As imagens foram feitas no fim de 2015 e durante o primeiro dia do Carnaval de 2016, mostrando a popularização do local com o tempo. “O que eu mais gostei foi que pude testar mesmo, colocar na prática as teorias que aprendemos em sala de aula, ver o que funciona e o que não funciona”, finaliza Patrícia.

Mostra de Cinema Guaná

O documentário "Mandioca Square" será exibido juntamento com mais duas produção locais: "Meu Rio Vermelho" de Rafael Irineu e "Puta porque sim: quando a prostituição é feminismo" de Isabela Mercuri. A partir das 19h no Cinema do Sesc Arsenal, entrada gratuita. Após a exibição acontece o bate-papo com os realizadores. 

Ficha Técnica "Mandioca Square"

Duração: 11 minutos
Gênero: Documentário

Direção, roteiro e produção: Patrícia Ribeiro
Direção de fotografia: Rafael Irineu
Imagens: Rafael Irineu e Patrícia Ribeiro
Som direto e assistente de produção: Everton Goveia
Edição e finalização: Yuri Missawa
Arte capa e cartaz – Rodrigo Piasecki
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet