Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Música

HOJE

Orquestra Sinfônica da UFMT faz show de abertura da campanha Outubro Rosa em Igreja na prainha

Foto: Reprodução

Orquestra Sinfônica da UFMT faz show de abertura da campanha Outubro Rosa em Igreja na prainha
Pelo sétimo ano consecutivo, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (MTMamma) realiza o Outubro Rosa. A abertura nesta quinta-feira (29) acontece as 19h30 com a iluminação da Igreja Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, na avenida Prainha, com a cor rosa. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, se apresenta ao público com repertório já consagrado de clássicos do cinema.

Leia mais:
Com mais de 400 crianças atendidas, AACC-MT precisa de doações de brinquedos para grande festa

São sete anos de trabalho de divulgação e conscientização acerca do câncer de mama realizado pelo MTmamma em Cuiabá, medida que pode representar a cura de mais de 90% dos casos, orienta para a consulta médica e a realização dos exames periódicos. O lema da campanha é "Sou amigo do peito" em homenagem aos voluntários da associação.

Com colaboração desde o início da Orquestra Sinfônica na cerimônia de abertura, o maestro Fabricio Carvalho comenta a participação da Orquestra na campanha. “Há sete anos a Orquestra faz o concerto de abertura da campanha Outubro Rosa, e a universidade se mobiliza internamente e externamente em campanhas sobre o Câncer de Mama. A música chega o coração das pessoas, próxima ao peito para acarinhar e fazer um gesto de solidariedade das pessoas em tratamento, entendendo que a saúde é física e mental, e a música auxilia nessa caminhada”, pontua Fabricio.

Para o maestro, a participação no Outubro Rosa é uma grande ação coletiva da UFMT, por meio da Orquestra, no sentido de levar conhecimento e a boa energia, ao mesmo tempo em que estabelece uma troca, em que a sociedade também se insere na UFMT. “Já adianto que este movimento vai acontecer cada vez mais frequente e sempre com qualidade entre a universidade e a sociedade organizada”, destaca.

Para a ocasião, o espetáculo recebeu nova formatação, justamente por ser encenado no interior da igreja. O cenário arquitetônico do local, repleto de detalhes, dispensa a exibição de imagens em painel de led. “Trilhas de Cinema” reúne clássicos e também canções contemporâneas, como “Indiana Jones”; “E.T. – Extraterrestre” cuja história atravessa as décadas com muita delicadeza; e a sensível “A Lista de Schindler”, com solo do Spalla da OSUFMT, o violinista Yllen Almeida. As peças são de autoria de um dos maiores compositores do cinema atual: John Williams, dono de cinco estatuetas do Oscar.

O repertório traz também “O Senhor dos Anéis”, do compositor Howard Shore, que alcançou uma composição que seguisse o espírito de fantasia e aventura épica de Peter Jackson. Já “Poderoso Chefão”, do compositor Nino Rota, se tornou um clássico. Mais moderna, com uma linguagem contemporânea, “Piratas do Caribe”, assinada por Klaws Badelt, tem solo protagonizado pelo Spalla Yllen Almeida, que executa também das mais belas canções da sétima arte: “Cinema Paradiso”, do compositor e músico italiano, Ennio Morricone.

Câncer de Mama no Brasil

Este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 57.960 novos casos dessa neoplasia devem ser registrados em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Só em Mato Grosso devem ser registrados 710 novos casos (100 a mais do que em 2015) e a maioria, 430, ou 73,03% deles, em Cuiabá.

Para a MTmamma, outra grande preocupação que leva a associação a incentivar o diagnóstico precoce é a incidência em mulheres jovens. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente, após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento do câncer de mama tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

MTmamma

Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma amigos do peito é reconhecida pelo Estado e pelo município como entidade pública sem fins lucrativos. A campanha é uma das formas que a associação tem para arrecadar recursos e manter as atividades voltadas para pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, chamadas de assistidas, na sede da entidade, em Cuiabá. Além disso, associados, doadores e colaboradores junto com o trabalho de voluntários contribuem para manter a entidade que oferece, gratuitamente, aulas de hidroginástica, pilates, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro banco de perucas do Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet