Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Mostra Vitrine

Mostra de cinema nacional traz obras premiadas e começa nesta terça no Cine Teatro

Foto: Divulgação

Mostra de cinema nacional traz obras premiadas e começa nesta terça no Cine Teatro
Começa nesta terça-feira (4) a Mostra Vitrine de Cinema Brasileiro no Cine Teatro de Cuiabá. Quem abre a programação é “Para minha amada morta”, filme de Arly Muritiba. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na hora do filme. 

Ao todo, doze produções audiovisuais serão exibidas em cinco dias de mostra. Quem idealizou e conseguiu trazer o evento para Cuiabá foi o entusiasta do cinema brasileiro Juarez Compertino.

Leia mais:
Cine Teatro volta a exibir filmes e terá mostra de cinema brasileiro nesta semana

De acordo com a assessoria, Juarez é aliado à Vitrine Filmes e responsável pela distribuição de produções como Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho e Hoje eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro.

“A Mostra Vitrine do Cinema Brasileiro privilegia a mais recente produção nacional e possibilita ao público cinéfilo local um raro contato com essas expressões artísticas contemporâneas do Brasil, de visibilidade ofuscada pela onipresença planetária dos blockbusters hollywoodianos em nossas telas”, aponta Juarez. “Quero que esses filmes possam ser vistos pelos cuiabanos”.

Com mais de 60 filmes no catálogo, a ‘Vitrine Filmes’ é premiada nacional e internacionalmente, e responsável pela distribuição, por exemplo, do polêmico Aquarius, de Kleber Mendonça Filho.

Na programação da mostra desta semana estão nomes como “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, ainda em cartaz em salas nacionais voltadas à exibição de filmes independentes e “Futuro do Pretério: Tropicalismo Now!”, que traz entrevista com a banda cuiabana Macaco Bong, além de produções locais como o média-metragem “Gervane”, de João Manteufel e “Três Tipos de Medo”, de Bruno Bini.


'Para minha amada morta' abre a programação, nesta terça (Foto: Divulgação)

Confira a programação:

Dia 04/10 às 19h15
PARA MINHA AMADA MORTA
Aly Muritiba (2016) ficção
Com Fernando Alves Pinto, Mayana Neiva, Lourinelson Vladmir
Após a morte de sua mulher, Ana, Fernando se torna um homem calado e introspectivo, que cuida sozinho do filho Daniel. Todas as noites, enquanto o menino dorme, ele recorda o seu amor arrumando as coisas de Ana. Um dia, encontra uma fita VHS e, ao assisti-la, descobre que a esposa foi infiel. Fernando, então, decide ir à procura do homem que arruinou a imagem que ele tinha de sua amada morta.
06 Prêmios (diretor, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, fotografia, direção de arte e montagem) do 48º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro.

Dia 05/10 às 17h15
CALIFÓRNIA
Marina Person (2016) ficção
com Clara Gallo, Caio Blat, Caio Horowicz, LiviaGijon, Giovanni Gallo
O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará definitivamente sua forma de ver o mundo.

19h15
FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW!
Ninho Moraes, Francisco César Filho (2012) documentário
com Alice Braga, Gero Camilo, Helena Albergaria, Gilberto Gil, Macaco Bong
Um olhar do século 21 para um dos movimentos culturais mais importantes da história brasileira. A produção traz um mix de entrevistas, shows, intervenções artísticas e atores em pequenos esquetes. Uma intersecção dos contextos social e artístico de 68 com o atual. Ynaiã Benthroldo, Ney Hugo e Bruno Kayapy são entrevistados. Eles participaram do show Futurível, de Gilberto Gil.

Dia 06/10 às 17h15
TRÊS TIPOS DE MEDO
Bruno Bini (2016) ficção/curta metragem regional
Com Jonathan Haagensen, Giovanni Araújo, Romeu Benedicto
CRÍTICO
Kleber Mendonça Filho (2011) documentário
com Michel Ciment, Walter Salles, Carlos Saura, Gus Van Sant
Primeira experiência em longa-metragem do cineasta Kleber Mendonça Filho (“ O Som ao Redor”, “Aquarius”). O documentário reúne cerca de 70 críticos e cineastas, entrevistados no Brasil e no exterior, que discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico.

19h15
O ÚLTIMO CINE DRIVE-IN
Iberê Carvalho (2016) ficção
com Othon Bastos, Breno Nina, Rita Assemany
O jovem operário Marlombrando precisa levar sua mãe, Fátima, para fazer um exame médico em Brasília. O que seria uma breve viagem se torna uma longa batalha no terceiro maior hospital público do país. Sem ter a quem recorrer, Marlombrando precisará reencontrar seu pai, Almeida, ausente há muitos anos. Dono do Cine Drive-in de Brasília, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores como na década de 70.
04 Prêmios (melhor ator, melhor atriz coadjuvante, direção de arte, e Júri da Crítica) do 43º Festival de Cinema de Gramado

Dia 07/10 às 17h15
BEIRA-MAR
Filipe Matzembacher, Marcio Reolon (2015) ficção
com Mateus Almada, Maurício José Barcellos
Em um final de semana de inverno, Martin e Tomaz se hospedam em frente ao mar do litoral gaúcho, onde o primeiro tem de pegar um documento com parentes distantes. Eles são amigos, mas nessa viagem talvez descubram que podem ser algo mais.
Prêmio de Melhor Filme da Mostra “Novos Rumos” e Prêmio Especial do Júri do Prêmio Félix do 17º Festival de Cinema do Rio
04 Prêmios (melhor filme, melhor direção, melhor ator e melhor fotografia) do 9º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual

19h15
PERMANÊNCIA
Leonardo Lacca (2016) ficção
Com Irandhir Santos, Rita Carelli, Silvio Restiffe
Ivo é um fotógrafo pernambucano que viaja a São Paulo para fazer sua primeira exposição individual. Ele aceita o convite da ex-namorada Rita para se hospedar na casa dela. Mas hoje, Rita já está casada com outro homem, e Ivo também deixou um amor em sua cidade natal. A proximidade entre eles desperta sentimentos antigos.
05 Prêmios (melhor filme, atriz, atriz coadjuvante, ator coadjuvante e direção de arte) do 19º Cine PE

Dia 08/10 às 17h15
GERVANE
João Manteufel (2016) documentário/média metragem regional
LAURA
Fellipe Barbosa (2013) documentário
Laura, uma imigrante argentino-brasileira, vaga pelas ruas de Nova York noite após noite atrás da luz e do glamour das celebridades. O filme a segue, adentrando as festas mais exclusivas da cidade pela porta dos fundos. Ao fim de cada noite, Laura volta para seu quarto minúsculo, onde ela esconde sua pobreza e produz sua imagem de diva.

19h15
SINFONIA DA NECRÓPOLE
Juliana Rojas (2016) musical
Com Eduardo Gomes, Luciana Paes, Hugo Villavicenzio, Paulo Jordão
O filme se passa na cidade de São Paulo, onde a rotina do aprendiz de coveiro Deodato muda quando uma nova funcionária chega ao cemitério. Juntos, eles devem fazer o recadastramento dos túmulos abandonados, mas estranhos eventos fazem o aprendiz questionar as implicações em se mexer com os mortos.
Prêmio de Melhor Filme da Crítica no 47º Festival de Gramado
Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme da 29º Festival Internacional de Mar Del Plata
02 Prêmios (melhor filme e interpretação) do 22º Festival de Cinema de Vitória

21h15
MÃE SÓ HÁ UMA
Anna Muylaert (2016) ficção
Com Naomi Nero, Matheus Nachtergaele, Dani Nefussi, Daniel Botelho
A vida do adolescente Pierre vira de cabeça pra baixo quando ele recebe uma denúncia e é obrigado a fazer um teste de DNA. Após o resultado, ele descobre que sua mãe não é sua verdadeira mãe e é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola… e de gênero?
Vencedor do Teddy Award (Men Reader Jury), da Mostra Panorama da 66ª edição do Festival de Berlim
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet