Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

bicho grilo

Vencedor de edital municipal, livro de poesias sobre o cerrado será lançado em novembro

Foto: Divulgação

Vencedor de edital municipal, livro de poesias sobre o cerrado será lançado em novembro
“Bicho Grilo”, obra que reúne poesias sobre o cerrado, será lançada no próximo mês de novembro. Escrito pela imortal da Academia Mato-Grossense de Letras Cristina Campos, o livro é um dos vencedores do edital de incentivo à cultura da Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:

Cuiabana de 82 anos lança seu segundo livro do ano em novembro

"É uma iniciativa louvável. Pode ser a única chance de um autor conseguir publicar seus textos e um talento ser revelado. Alberto Machado, Paulo Traven e sua equipe estão de parabéns, pois vêm conduzindo o processo de modo competente, agindo com clareza, gentileza e humildade. Têm paciência conosco, artistas bichos-grilos que vivem no mundo da lua e não entendem nada de burocracia", disse Cristina Campos sobre os editais culturais.

Seu livro será lançado junto ao de outros vencedores, como Marilza Ribeiro, Wuldson Marcelo, Santiago Santos, Rafaella Elika, Luiz Renato e Luck P. Mamute, no Sesc Arsenal.

De acordo com a assessoria, ‘Bicho Grilo’ traz escritos poéticos, recolhidos e tecidos principalmente enquanto a escritora percorria o Cerrado. "Quando baixa o santo da inspiração, muitas vezes no carro dirigindo; Costumo anotar coisas que ouço em situações variadas que me soam poéticas (tenho sempre um bloquinho na bolsa); Há momentos que me impressionam, que "implicam" interiormente de algum modo, desde a beleza de uma paisagem até uma situação social, que depois acabam 'reaparecendo' e se processando na minha mente em forma de texto – algo assim como conversações repaginadas", explicou a autora sobre seu processo criativo.

Junto aos poemas da autora, o livro traz também ilustrações da artista plástica Ruth Albernaz, que foi convidada por Cristina. “O processo inspira-se na proposta de 'Poema Conceito', do amigo e 'Mestre dos Magos' Wlademir Dias Pino, ou seja, a imagem não ilustra o texto e este não explica a imagem: ambos se combinam por um critério estético. Entra aí uma terceira artista, a designer gráfica Elaine Caniato, que é muito competente na alquimia da combinação". O livro será lançado pela editora Carlini & Caniato. 

Cristina é graduada em letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre pela mesma universidade e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Ela é também professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet