Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Virtual

Exposição revela transformações na estrutura de Cuiabá com o tempo

08 Abr 2013 - 08:00

Especial para o Olhar Conceito – Thalita Araújo

Foto: Lázaro Papazian, acervo MISC

vista parcial do centro de Cuiabá, 1970

vista parcial do centro de Cuiabá, 1970

Em comemoração aos 294 anos de Cuiabá, uma exposição virtual presenteia o público com 35 imagens da capital mato-grossense em diversos períodos, mostrando as transformações vividas cotidianamente na cidade.

A exposição é uma realização do Núcleo de Documentação e Informação Histórico Regional (NDIHR) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MISC). A pesquisa e curadoria são de Luiz Borges.

“O olhar da cidade, como comumente é direcionado para o patrimônio material, casarões, igrejas e paisagem, nesta exposição cedeu espaço a uma construção da cidade a partir do cotidiano de sua população e suas manifestações culturais”, afirma Borges.

matriz Bom Jesus de Cuiabá, na praça da República, implodida nos anos 70, acervo MISC


Ele comenta que, impulsionado pelo cenário atual da cidade – tomada por obras que mais uma vez a transformarão – acabou escolhendo imagens das sucessivas obras que a cidade sofreu ao longo do tempo, e o impacto na vida das pessoas.

Alguns dos destaques da exposição são fotos da pavimentação asfáltica da Rua Ricardo Franco, da festa de São Benedito, do carnaval Cuiabano e da enigmática expressão de Jejé de Oyá.

“As imagens estão como se encontram: algumas com riscos, danificadas, assim como a cidade de Cuiabá que aguarda há tempos um tratamento adequado de preservação e conservação de seu patrimônio”, pontua Luiz Borges.

Quem quiser ver a exposição virtual basta acessar o link www.ndihrufmt.blogspot.com.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet