Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Festa na praça

Emílias dançam e a turma do sítio do pica-pau se diverte na praça no dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil

Foto: Priscilla Silva - Olhar Direto

Emílias dançam e a turma do sítio do pica-pau se diverte na praça no dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil
Dezenas de Emílias, Sacis, Cucas, Tias Anastácia e Narizinhos passeiam pela Praça Clóvis Cardoso, em Cuiabá, nesta sexta-feira (18), data em que se comemora o dia de Monteiro Lobato e também o dia Nacional do Livro Infantil. Para prestigiar a festividade, a biblioteca Saber com Saber expõem obras raras do autor, algumas datadas de 1946 e 1957. O ônibus itinerante da biblioteca estará estacionado no local e aberto para visitações até sexta-feira (19). Além dos exemplares, a programação conta com apresentações de peças teatrais do Sítio do Pica-Pau amarelo e dança das Emílias.

Durante esses dois dias o ônibus itinerante estará estacionado na praça onde também está localizada a primeira unidade da biblioteca inaugurada em dezembro de 2001. A coordenadora do projeto Edvaria Pereira, declarou que são esperadas visitas de 12 escolas municipais nesses dois dias. 

As crianças que foram à praça poderão escolher um livro para ler da mala de leitura ou trocar livros no baú de trocas que estão. Edvair ressaltou o valor do livro em seu formato clássico. “Levar o livro até as escolas é essência do projeto, pois hoje com a informatização a busca pelo livro, em seu formato físico é menor do que o digital, muitos vêm até aqui para entregar livros, mas não pega outro, dizem que está tudo na internet”, afirmou.

A biblioteca Saber com Sabor foi criada para promover a leitura e o conhecimento entre crianças e adultos. A unidade móvel possui um acervo de 3.000 mil exemplares sendo que dessas 200 são de obras de autores mato-grossenses. Porém o projeto já conta com mais de 60 mil exemplares de livros que estão distribuídos nas oito unidades.

Maria Sueli, há nove anos trabalha na unidade do bairro Santa Izabel, para ela o trabalho é gratificante. “Muitas das crianças ficam entusiasmada quando entram, para elas isso aqui é uma festa, cada hora pega um livro diferente, mas isso é natural por ser este o seu primeiro contato com uma biblioteca, eles ainda não sabem que esse é um local de silencio e leitura”, contou.

Futuro

Em reunião recente, a prefeitura de Cuiabá pretende aumentar a frota de ônibus itinerante da biblioteca Saber com Sabor. Ainda não se têm uma data definida, mas o projeto inclui mais duas unidades.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet