Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Música

Música de Concerto

Orquestra Jovem de MT inicia nova edição de concertos com convidados especiais

Foto: Divulgação

A Orquestra Jovem de Mato Grosso recebe dois convidados, a maestrina Flávia Vieira e o músico Jhon Stuart

A Orquestra Jovem de Mato Grosso recebe dois convidados, a maestrina Flávia Vieira e o músico Jhon Stuart

A Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso apresenta neste domingo, às 19h, sua nova edição de concertos. O Cine Teatro Cuiabá é palco de mais uma apresentação, que além de dois convidados especiais, a maestrina Flávia Vieira e o multi-instrumentista Jhon Stuart, revela diferentes nuances e um novo repertório.

A sonoridade do contrabaixo acústico é realçada, pois o multi-instrumentista Jhon Stuart, atua como solista no concerto que conta com um repertório pontuado por composições de Jean Sibelius, Carl Dittersdorf, Francisco Mignone, Astor Piazzolla e Silvestre Revueltas.

A maestrina, que é a única mulher regente de orquestra em Mato Grosso e uma das poucas do país, comemora o convite do maestro da OJMT e presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves. A Orquestra existe há seis anos e integra um dos projetos do Instituto Ciranda, uma associação civil voltada para a educação e cultura de jovens através da música. “Fui e sou professora de quase todos os músicos que aí estão. Fico feliz e orgulhosa de ter plantado essa semente aqui em Mato Grosso. O que vemos é uma dedicação ilimitada dos músicos, professores e funcionários do Ciranda”, comenta a maestrina.

Flávia considera essa nova empreitada junto aos alunos do Instituto Ciranda, um grande desafio. “O repertório me foi repassado e dessa forma, torna-se um desafio tanto para a orquestra quanto pra mim, que tivemos que construir juntos. Entre o repertório, a peça que mais me agrada é também a que mais exige. No caso, a Janitzio, do mexicano Silvestre Revueltas. É um grande desafio para a orquestra, trata-se de uma obra onde o compositor faz uma crítica ao domínio da música europeia trazendo uma espécie de valsa, porém com temas mexicanos. Tudo isso tratado dentro de uma estética contemporânea”, explica.

Ao se apresentar com a orquestra em uma outra posição, o músico Jhon Stuart avalia que a qualidade e técnica da OJMT cresce cada vez mais. “Ela tem se desenvolvido muito, e hoje já é capaz de executar grandes obras sinfônicas com muita maturidade.”

“É sempre um desafio e um crescimento individual e coletivo a cada programa de concerto. O Instituto Ciranda é simplesmente o lugar que possibilitou que eu e muitos outros músicos nos tornássemos músicos. Eu jamais teria condições de estudar um instrumento como o Contrabaixo acústico se não fosse pelo Ciranda. As pessoas que estão a frente do instituto como, Murilo Alves, Jorge Moura, Fernando Pereira e Elisangela Passos são exemplos de doação extrema a um ideal que é a de formação de jovens através da música e de possibilitar a pessoas como eu, terem oportunidade de se desenvolver como músico e como indivíduo”, testemunha.

Sobre o repertório, o que tem a declarar é que cada obra musical tem sua particularidade e “charme” e exige um tipo de posicionamento perante a música. “Com toda certeza o que mais me exige neste programa é o concerto em Mi maior para contrabaixo e orquestra de Dittersdorf, pois se trata de uma peça de alto nível técnico e musical. A música é do período pré-clássico e é muito sutil alegre e viva, quase uma brincadeira e exige que o instrumentista transpareça isso”, diz Jhon Stuart.

A propósito, ele convoca o público a comparecer aos concertos, pois essa simples iniciativa contribui para o futuro da música no Estado. “Os dez anos do Instituto Ciranda estão aí para confirmar quão solido é esse caminho. Com a abertura de novas escolas de música no Estado, que são “braços do Ciranda”, a concretização de um sonho fica mais próxima. Um dia, ir a um teatro assistir uma grande obra sinfônica ou um grupo de câmera será algo comum ao cotidiano das pessoas”.

O Instituto Ciranda tem como principal mantenedor o Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Estado de Cultura, Orquestra do Estado de Mato Grosso, Furnas Centrais Elétricas, Supermercado Modelo, Tauro Motors, Ruhling Assessoria e Banco Sicredi.

Serviço


Concerto da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, no domingo (7), às 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá. Os ingressos são vendidos no Instituto Ciranda ou no Cine Teatro, das 14 às 18 horas a R$ 10 e R$ 5 (meia). Informações: 3623-1239
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet