Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

para instituições

Inscrições para a 15ª edição da 'Semana Nacional de Museus' estão abertas até março

Foto: Reprodução / Ilustração

Museu de Arte de Mato Grosso

Museu de Arte de Mato Grosso

Museus de todo o país podem se inscrever, até o próximo dia 3 de março, para participar da 15ª Semana dos Museus, que acontece entre os dias 15 e 21 de maio de 2017, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Leia mais:

Museus de Cuiabá terão programação noturna na próxima semana

Desta vez, o tema será “Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus”, como definiu o Conselho Internacional de Museus (Icom). Em 2016, oito instituições mato-grossenses participaram da 14ª Semana, que tinha como tema “Museus e Paisagens Culturais”.

Desde quando foi criada, a Semana tem promovido e valorizado os museus brasileiros, além de ter facilitado o acesso da população à cultura. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura, houve aumento de 31% do número de museus e instituições envolvidas, sendo que em 2003, primeira edição, foram 57 participantes, e em 2016 o número chegou a 1236.
O número de cidades participantes e de visitantes também cresceu. A média de cidades aumentou 27% e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o público cresceu 79% desde 2011 e, além disso, houve crescimento de 21% na geração de emprego e renda no campo museu. (Veja a pesquisa no Ibram na íntegra AQUI).

As instituições que quiserem participar da edição de 2017 devem programar atividades em torno do tema, como exposições, visitas monitoradas, shows e palestras. As ideias devem ser enviadas pelo formulário eletrônico que está disponível no SITE DO IBRAM até o próximo dia 3 de março.

O Ibram fica responsável pela mobilização do setor, divulgação nacional da temporada cultural, além da produção da identidade visual, texto de referência sobre o tema e do Guia da Programação – onde o público pode encontrar informações sobre todos os eventos.

Dúvidas e outras questões relacionadas a Semana de Museus podem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@museus.gov.br ou esclarecidas pelos telefones (61) 3521.4142/4135.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet