Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Procon-MT

Cinemas de Mato Grosso tem 10 dias para dar justificativa por não exibirem “Elis”

Foto: Reprodução

Cinemas de Mato Grosso tem 10 dias para dar justificativa por não exibirem “Elis”
Após notificação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT) os cinemas mato-grossenses tem o prazo de 10 dias, a contar da data de entrega da notificação, 19 de dezembro, para apresentar justificativa por não exibirem o filme “Elis”. A fiscalização foi motivada por denúncia de um consumidor.

Leia mais:
Cuiabanos criam evento no Facebook pedindo exibição de "Elis - O filme" em Mato Grosso

Em cartaz em todo o país desde o dia 24 de novembro, o filme não foi exibido em nenhuma cidade de Mato Grosso, em desalinho com o calendário nacional. A partir de uma denúncia de um consumidor, o Procon-MT enviou uma notificação aos cinemas do Estado para informarem se existe alguma programação para que o filme 'Elis' seja exibido em Mato Grosso e quais as datas em que estará em cartaz.

Segundo a assessoria do Procon-MT, o prazo para que os cinemas de Mato Grosso enviem a resposta das solicitações é de 10 dias, a contar do dia 19 de dezembro, ouse já, até o dia 29 de dezembro.

O órgão estadual solicitou ainda, que os fornecedores apresentem a 'cota de tela' detalhada do semestre 2016/2 até a data de notificação, para comprovação do cumprimento do Decreto nº 8.620./15, que trata da obrigatoriedade de exibição de quantidade mínima de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras.

De acordo com o Decreto, os cinemas precisam observar o número de dias e a diversidade dos títulos previstos em tabela elaborada pela Agência Nacional de Cinema. A Ancine também pode dispor sobre o período de permanência dos títulos brasileiros em exibição. O objetivo é promover a autossustentabilidade da indústria cinematográfica nacional e o aumento da produção, da distribuição e da exibição das obras cinematográficas brasileiras.

Protesto no facebook

Em novembro, cuiabanos se reuniram em protesto a não exibição do filme nacional "Elis" nos cinemas de Cuiabá criando um evento no facebook. O mesmo já havia acontecido quando a capital mato-grossense não havia sido incluída como local de exibição do também filme nacional "Que horas ela volta?". O p´rotesto via facebook deu resultados e o filme foi exibido na rede cinemark em Cuiabá. 

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet