Quatro anos de muito trabalho, empreendedorismo e confiança no próprio trabalho trouxeram a publicitária Thaylise Ferreira ao reconhecimento de hoje: 170 mil seguidores em sua
conta no instagram, um
blog de moda, canal no youtube e um nome consolidado como Digital Influencer.
Leia mais:
Designer mato-grossense lança coleção de acessórios inspirada na arte indígena
A cuiabana de 33 anos conta a reportagem do
Olhar Conceito que sempre teve aptidão para assuntos do mundo da moda e empreendedorismo, mas que a carreira como Digital Influencer não foi sua primeira tentativa no campo profissional.
“Fui publicitária, figurinista, trabalhei com produção, mas sempre quis trabalhar com moda, o problema sempre foi a falta de mercado em Cuiabá”, diz a blogueira que era bancária antes de iniciar na carreira atual.
“Eu era concursada na Caixa Econômica Federal, mas era frustrada no meu trabalho. Resolvi tentar na área da moda a partir do incentivo das pessoas que sempre elogiavam meu estilo. Foi um trabalho gradativo, eu mantive meu emprego no banco até me estabilizar como blogueira. Comecei com o blog “Viva Moda”, depois surgiu o instagram, o snapchat”, comenta Thaylise, que atualmente tem nas redes sociais seu principal canal de trabalho e comunicação com clientes e seu público.
“As redes sociais são como um outdoor com a vantagem de ter o feed back do público instantâneo. Meu trabalho é trazer o produto das passarelas para a realidade. Sou uma porta voz entre o público e a empresa. A gente serve de cabide para loja, um trabalho de modelo também”, explica Thaylise.
Ela exemplifica falando de empresas que contratam blogueiras para testarem produtos e apresentarem para suas seguidoras. “Algumas fazem só pelo dinheiro, outras por confiar no produto. Tudo que eu divulgo eu usei, a comida que eu divulgo eu experimentei. Sou uma amiga que te passa referências”.
Mas começar nesse meio não foi fácil. Preconceito, falta de informação e competitividade acirrada foram algumas das barreiras enfrentadas pela blogueira no início da carreira.
“Faço parte de um grupo de blogueiras pelo Brasil que são muito unidas, então trocamos bastante informações. Mas no começo foi tudo muito devagar, não tinha ninguém para ensinar como é que fazia”, explica.
O trabalho é cansativo, é preciso estar ligada em tendências e conseguir engajar e manter um público cativo. “Faço muito look do dia, já cheguei a fotografar 20 looks em duas horas”.
A triagem das marcas e parceiros de trabalho também são parte essencial do trabalho. “Procuro parceiros que tenham a ver comigo, por exemplo, eu sou exclusiva do Stúdio 278”.
Sobre trabalhar no esquema de permuta ela diz que é um modo de começar, mas que só trabalho dessa forma não compensa. “Tudo tem um custo para mim. Muitas vezes eu tive que comprar roupas e estar em um restaurante caro. É um valor agregado. Então não dá para viver de permuta porque eu trabalho com isso e tenho que pagar minhas contas também, como qualquer pessoa”.
A ditadura da beleza é outro ponto sempre presente no cotidiano de Thaylise. Atualmente com a proeminência de modelos plus size, ela enxerga essa representatividade como necessária. “Muitas mulheres sofrem com a ditadura da beleza. Conheço blogueiras plus size e acho importante que tenha esse espaço de representatividade. Acho que quando você se sente bonita você fica realmente bonita”.
Para o futuro, a blogueira pretende lançar um produto próprio. “Está nos meus planos oferecer um produto para as minhas seguidoras. Ampliar essa conexão com elas. Porque elas me acompanham durante todo o meu dia, são minhas amigas mesmo então quero dar esse retorno”, finaliza.