A Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, construída na capital em 1973 – após a demolição da antiga capital – está em reforma. Para ajudar na reconstrução deste ícone da história cuiabana, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) vai destinar, por meio de emenda, R$100 mil para a obra.
Leia também:
Igreja de Cuiabá promove semana da música sacra com apresentação de 14 grupos de coral
“A Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá é um patrimônio importante, que carrega uma carga histórica valiosa e deve ser preservado. Por isso, resolvi contribuir com essa causa”, disse o deputado.
De acordo com a assessoria, até o momento já foram arrecadados R$ 115 mil por meio de promoções e doações feitas pelos festeiros da Festa do Divino Espírito Santo. Este valor foi investido na restauração do revestimento da Catedral, que constitui a primeira das quatro etapas da obra. Já o dinheiro de Maluf será usado para pintura, iluminação e adequação de acessibilidade do local.
Luiz Carlos Nigro, secretário-adjunto de turismo, explica que a reforma da Catedral Basílica faz parte dos Festejos para comemoração dos 300 anos de Cuiabá, que serão comemorados em 2019.
“Recorremos ao deputado porque ele é cuiabano e sempre se mostrou sensível às causas que envolvem a valorização e a preservação da nossa história. Ele logo percebeu a importância da reforma da Basílica e se colocou à disposição para nos ajudar. Com esses recursos, poderemos executar a segunda etapa da obra”, ressaltou o secretário.