Olhar Conceito

Quarta-feira, 05 de agosto de 2020

Notícias / Política Cultural

Instituto realiza seminário para “Ocupação Sustentável” do Centro Histórico de Cuiabá

Da Redação - Naiara Leonor

03 Abr 2017 - 14:53

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Instituto realiza seminário para “Ocupação Sustentável” do Centro Histórico de Cuiabá
O Instituto Teotônio Vilela de Mato Grosso (ITV/MT) quer resgatar o Centro Histórico de Cuiabá por meio da educação cultural e para isso ele promove nesta segunda-feira (04) o seminário “Cuiabá mais 300 anos: uma proposta de Política Pública para a Ocupação Sustentável do Centro Histórico de Cuiabá”, um início das comemorações que acontecem em 2019. O evento será realizado no Centro de Eventos Cuyaverá, a partir das 18h.

Leia mais:
Parada há três meses, reforma da Igreja São Benedito é liberada pelo IPHAN
 
“A intenção do ITV é provocar de forma positiva a ação do Poder Executivo, tanto Federal, estadual e municipal, assim como os poderes legislativos estadual e municipal para que fomentem essa ocupação sustentável do Centro Histórico de Cuiabá”, disse o presidente do ITV/MT Carlos Antônio de Borges Garcia.
 
Garcia explica que a recuperação do Centro Histórico de Cuiabá deve ser orientada pela ocupação sustentável. “E esse tipo de ocupação é tornar a região atrativa, com prestação de serviços como educação e cultura. E isso pode ser feito por meio de implantação de escolas, universidades, centros culturais, entre outros tipos de serviços”.
 
Para conseguir transformar o Centro Histórico em uma região “ocupada”, os poderes públicos junto com a sociedade devem ser protagonistas, conforme avalia Carlos Garcia. “O Instituto Teotônio Vilela não tem essa prerrogativa de realizar esse tipo de ocupação, mas tem a função social de promover o debate e engajamento da sociedade em prol de melhorias que beneficiem a todos”.
 
Ele aponta a falta de segurança fora do horário de expediente do comércio do local em Cuiabá como um dos problemas enfrentados na região. “Além disso, existem muito prédios históricos desocupados. Esses espaços sãos potenciais para receber essa chamada ‘ocupação sustentável’, cujas ideias terão espaço oportuno no seminário que vamos realizar na segunda-feira, dia quatro de abril”, pontua Carlos Garcia.
 
Serviço

Espaço Cuyaverá
Endereço: Rua Pedro Celestino, 316, Centro Histórico de Cuiabá.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Amaranta
    04 Abr 2017 às 16:46

    Amém! Sonho com isso desde criança. O centro é lindo, uma pena estar abandonado. Quando ainda criança fiz um passeio com a escola, a professora ia mostrando os casarões e as histórias sobre eles. E essa revitalização já foi promessa de todos os políticos, mas infelizmente nunca aconteceu. Oremos!

Redes Sociais

Sitevip Internet