Olhar Conceito

Quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Notícias | Turismo

DICA DE VIAGEM

Apreciar o melhor da arte contemporânea em meio à exuberante natureza só é possível em Inhotim

Seu acervo abriga mais de 500 obras de artistas conhecidos dentro e fora do Brasil

Seu acervo abriga mais de 500 obras de artistas conhecidos dentro e fora do Brasil

Existe um lugar na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) onde é possível apreciar arte contemporânea, respirar ar puro e fazer uma caminhada em meio a um vigoroso jardim botânico. Isto tudo é possível em Inhotim, um espaço feito para se sentir bem.


Siriri, berrante e violas de cocho e caipira: tudo junto e misturado em uma missa
Prática de observação de pássaros leva cada vez mais estrangeiros que brasileiros ao Pantanal

Além de espaços de fruição e encantamento, o Instituto Inhotim é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno.

Localizado no município de Brumadinho, a cerca de 50 quilômetros da capital mineira, Inhotim era uma fazenda que aos poucos foi recebendo obras de arte, até tornar-se um dos principais atrativos turísticos da região central de Minas Gerais.

Seu acervo abriga mais de 500 obras de artistas conhecidos dentro e fora do Brasil, entre eles Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.

O Jardim Botânico está inserido em uma área de 97 hectares, conta com diversas coleções botânicas, entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados.

Há ainda restaurantes e lanchonetes para todos os gostos, desde os mais sofisticados, como o Oiticica e o Tamboril, passando pelo bar do Ganso, o Café do Teatro, além de uma pizzarias, duas lanchonetes e um cachorro-quente.

Os visitantes que participam de visitas guiadas com orientadores prontos a explicar o contexto artístico e o valor da biodiversidade inserida em Inhotim.

Como se trata de um polo turístico que atrai gente do mundo inteiro, os moradores do entorno de Inhotim também são beneficiados com diversas ações sociais, cursos de capacitação e de preservação de patrimônio histórico, artístico e arquitetônico.

Entre as ações, destaca-se especialmente o projeto de qualificação dos grupos comunitários que se dedicam ao artesanato, em ações coordenadas com o escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando à melhoria do produto artesanal manual e alimentício.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet